O olhar de Aleksander Rodchenko pelo olhar da juventude

Processed with VSCO with b1 preset

Share

Texto: Gabriella Figueiredo – 1º semestre

Fotos: Amanda Amorim – Beatriz Tarifa Voltani – Eduardo Fabricio Ferreira – Felipe Rodrigues Padovese – Fernanda Pimentel Delgado – Gabriel Annicelli Mayer – Gabriela Schiavo Grandeiro Guimarães – Gabriella Junqueira Figueiredo  – Guilherme Vallc Zaguini – Isabelle Vita Gregorini – João Pedro Prado Restani – Julia Minhoto – Larissa Regina Verissimo Crippa – Leonardo Scigliano Domanico – Leonardo Siqueira – Luana De Andrade Merenda – Luiza Nahas Torres – Manuela Mota Silveira – Manuela Rodriguez Margini – Marcelo Firpo Musumeci Junior – Milena Da Silva – Pedro Cohem Dietrich – Raeesah Waquim Salomão – Tatiana Grimberg Hamer – Theo Fava – Thomaz Drumond Carrijo Da Cunha – Tiago Macia Dinamarco – Victor Cautela Tvrzsky De Gouvêa – Viviane Fernandes Tolosa – (Estudantes do 1º semestre) – Curso de Jornalismo da ESPM – SP

Aleksander Miklailovitch Rodchenko nasceu em 1891 em São Petersburgo, Rússia. Foi um grande artista gráfico, escultor, pintor, e um dos principais nomes do construtivismo russo nas artes plásticas, do começo do século XX.

Viveu durante a Revolução Russa e presenciou a imposição do socialismo. Por meio de suas obras demonstrava seu forte engajamento político pró-socialismo, chegando a fazer desenhos publicitários e cartazes promocionais enaltecendo o governo socialista russo e a União Soviética.

Além disso, desde aquela época fez amplas contribuições para a Fotografia, e continua até hoje sendo um marco na história. Seu estilo sempre foi o seu diferencial. Rodchenko é conhecido por suas fotos em preto e branco, sua busca por perspectivas incomuns e inexploradas, a exploração de texturas diferentes e a captação de imagens geométricas.

Nesta prática feita pelos estudantes do curso de jornalismo do primeiro semestre da ESPM foram produzidas fotografias procurando incorporar à estética e o olhar diferenciado do fotógrafo russo. Ademais, em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, os alunos precisaram se adaptar e enxergar seu ambiente cotidiano de outro ângulo, assim como Rodchenko costumava fazer, para realizar a tarefa efetivamente.