Mesa sobre empreendedorismo feminino dá continuidade a evento

Share

Convidadas da área de comunicação empresarial se reuniram para partilhar iniciativas no mercado de trabalho – Foto: Luisa Tonani Izzo

Luisa Tonani Izzo (1º semestre)

Dando continuidade à Semana da Mulher, realizada na ESPM em comemoração do Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa, no dia 7 de março, abordou empreendedorismo e mulheres no mercado de trabalho.

O evento contou com a presença de duas convidadas que atuam com comunicação empresarial: Ana Paula Monteiro, do comitê de ESG do McDonald’s Brasil, e Giulia Braide, cofundadora da agência Messs, fundadora e diretora criativa do projeto Compartilhando o Babado e que foi homenageada pelo ranking Forbes Under 30 em 2022.

A conversa foi mediada pelas alunas Glória Mota e Vitória Adelaide – do 2º semestre de Comunicação e Publicidade e do 3º semestre de Relações Internacionais, respectivamente – e teve como tópico principal as experiências profissionais das convidadas e os desafios das mulheres como trabalhadoras.

“Há 15 anos, eu sentia que, por eu ser mulher, não possuía muita valorização e voz em meio a um mercado machista. Hoje, as coisas estão menos difíceis, porém não estão fáceis. As coisas não mudaram do jeito que deveriam. Eu sinto que eu era a única mulher que representava dentro de um mercado machista em que eu trabalhava”, disse Monteiro.

Já Braide destacou a importância da autoconfiança para o sucesso profissional. “Não se deve vitimizar, tem que acreditar em si mesma e ter postura de que todos somos iguais, independentemente de ser homem ou mulher”.

Perguntas – Após falarem sobre carreira, comportamento feminino e como fizeram para se sobressair em um mercado majoritariamente masculino, as palestrantes também responderam perguntas formuladas pela plateia.

“A palestra de hoje me ajudou a compreender que o difícil não é só subir no cargo sendo uma mulher, mas também se manter no cargo e ser respeitada no mercado de trabalho”, disse Izabela Mazetto, estudante do 1º semestre de Comunicação e Publicidade.

#ParaTodosVerem: Quatro mulheres aparecem sentadas no palco de um auditório, em frente a um telão onde se lê a frase Semana da Mulher, escrita em tons de bege e roxo. Uma delas está com um microfone na mão. Na lateral do palco, há bandeiras hasteadas. Na plateia, vê-se pessoas também sentadas.