Pobreza menstrual é destaque na Semana da Mulher

Além de estimular discussões, evento propôs uma arrecadação de produtos de higiene feminina para distribuição a mulheres em situação de vulnerabilidade – Foto: Marina Andrade Melo

Marina Andrade Melo (1º semestre)

Uma palestra sobre pobreza menstrual, realizada na ESPM e promovida pela Bayer, no dia 6 de março, abriu as atividades da Semana da Mulher, evento organizado pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D), pelo Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos, pela ESPM Social e pela ESPM Jr.

O tema foi debatido por Tatiane Boute, médica ginecologista e funcionária da Bayer, Nat Passarinho, diretora de marketing da Always, e Luana Escamilla, fundadora da ONG Fluxo sem Tabu e que também é aluna do 2º semestre de Comunicação e Publicidade. Elas enfatizaram as dificuldades das mulheres em situação de pobreza menstrual, principalmente no mercado de trabalho e na escola.

“Há pessoas que perdem um quarto de todos os meses [uma semana], seja no trabalho ou nos estudos, por conta da menstruação”, disse Passarinho. “A saúde das mulheres é prejudicada por conta do uso de métodos não convencionais”, acrescentou Boute.

Tema tabu – Outro foco da discussão foi a necessidade de superar o tabu que envolve o tema menstruação. “A sociedade resolveu desde sempre que menstruar te deixa incapacitada e menos confiante”, advertiu Passarinho.

No final do bate-papo, as palestrantes foram questionadas sobre o papel dos homens nesse processo. As respostas destacaram três pilares: entender, normalizar e ajudar.

Arrecadação – A ESPM se uniu ao Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), para arrecadar absorventes, lencinhos umedecidos e sabonetes (íntimo ou comum), numa espécie de competição. Os produtos serão recolhidos pela ONG Fluxo sem Tabu, que os distribuirá a mulheres em vulnerabilidade social.

Durante a palestra, Escamilla comentou que iniciativas como essa são importantes, mas é necessário que sejam somadas a esforços direcionados a desmitificar a menstruação. “Não adianta só dar um kit e ir embora, temos que explicar e passar informações, caso contrário não adianta”.

#ParaTodosVerem: Cinco mulheres brancas estão sentadas, formando uma meia-lua, sobre um palco. Ao fundo, uma tela projeta o título Semana da Mulher e a data: 06.03.2023.