Para católicos, Finados representa momento de respeito aos entes queridos

Crisântemos são flores ideais para levar aos cemitérios. Foto: divulgação

Share

Crisântemos são flores ideais para levar aos cemitérios. Foto: divulgação

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos. Em 2 de novembro, a data é celebrada no Brasil e em grande parte dos países que se considera de religião católica. Este ano, o dia 2 de novembro cai no domingo, impossibilitando emendar um feriado.

A data é celebrada pela Igreja Católica, que acredita que é o dia em que os entes queridos que já se foram retornam do mundo dos mortos para visitar os que na Terra vivem. É o que explica o padre Mário Pizetta, de 62 anos, sacerdote paulino há 32 anos e pároco da Paróquia Santo Ignácio de Loiola, na rua França Pinto, na Vila Mariana.

Segundo Pizetta, a igreja acredita na ressurreição de Jesus e que o corpo não termina, mas renasce. Para ele, o dia demonstra uma celebração de carinho e fé, relembrando os entes queridos que trabalharam muito para possibilitar à sua próxima geração continuidade na vida. “Um caráter não só de amizade, mas de sentimentos mais profundos que nos unem pela fé”, diz.

Cláudio Miranda, trabalhador na Vila Mariana, acredita e respeita muito o Dia dos Finados. Ele não costuma celebrar o feriado, porém está sempre ao lado da fé para relembrar dos falecidos nesta data. “Eu fico com a lembrança e a oração”, diz.

Cultura

O Dia dos Finados mobiliza as vendas nas floriculturas. Mesmo em comércios que não estão em imediações de cemitérios, o período implica mais clientes. As flores indicadas para levar para as catacumbas são os crisântemos e outros tipos de plantas como as mini rosas, em pequenos vasos.

O Dia de Finados no Brasil tem um forte apoio de fiéis que acreditam na mensagem da Igreja e seguem seus preceitos. No ano de 2015, o feriado será celebrado numa segunda feira, emendando dias da semana e melhorando ainda mais a forma de participar desse momento sagrado.

Gregório Torossian (1° semestre)