Obras realistas e lúdicas recebem destaque na Pinacoteca do Estado em São Paulo

Obra da Artista Marta Minujim na PInacoteca de São Paulo

Share

Giovanna Gebara Cunha – 2º semestre

A Pinacoteca de São Paulo é um espaço que possui milhares de riquezas da história nacional, além de diversas exposições que realçam a cultura latino-americana no território. Construída em 1905, se tornou o mais antigo museu de artes de São Paulo, guardando e valorizando artes modernistas que espelham a cultura e diversidade. A Pina abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura dos séculos XIX e XX. Obras de grandes artistas brasileiros como “Birgitta pensando”, de Wesley Duke Lee, constituem o Acervo do museu como patrimônio histórico do local.

Com o passar do tempo, novas técnicas artísticas surgiram no mundo da arte, entre elas obras “lúdicas e contemporâneas”, que predominam o ramo artístico moderno com diferentes formas de visualizar e enxergar o real e o irreal de uma maneira mais dinâmica. É assim que a artista Marta Minujin descreve seu trabalho exposto no museu, por meio de uma exposição panorâmica que faz com que as cores vibrantes das obras e luzes de LED entrem em contato com a imaginação do público. Nascida na Argentina e conhecida internacionalmente, Minujin transita entre as diversas linguagens e escalas sociais com o realismo lúdico e arte pública de suas obras.

Além de Marta, outros artistas tiveram suas obras expostas nas grandes galerias. Como Tomoshige Kusuno, pintor e desenhista japonês, que usa suas obras como meio de críticas à realidade brasileira, de forma abstrata. Sua obra mais famosa, “A porta”, de 1935, crítica a dura realidade de pessoas imigrantes em países estrangeiros, e leva de forma lúdica a representação da força do povo diante ao cenário presenciado, trazendo assim a reflexão do público.

 

Pinacoteca do Estado de São Pulo

http://pinacoteca.org.br/

Avenida Tiradentes, 273

+55 11 3335.4990

De quarta a segunda, das 10h às 18h