Noite Multimídia premia alunos de Jornalismo da ESPM-SP

Evento realizado em 19 de abril reconheceu méritos de trabalhos desenvolvidos entre 2021 e 2022 – Foto: Laura Margutti

Laura Margutti (1º semestre)

A 9ª Noite Multimídia do curso de Jornalismo da ESPM-SP reuniu alunos e ex-alunos que se destacaram em trabalhos produzidos entre 2021 e 2022. No evento, realizado no dia 19 de abril, no Auditório Renato Castelo Branco, no campus Álvaro Alvim, foram premiadas 16 produções, entre Projetos de Graduação em Jornalismo (PGJs) e produtos de oficinas do Centro Experimental de Jornalismo (CEJor).

Em razão da pandemia, a última edição do evento havia sido realizada em 2021, em formato remoto, e a anterior – a última presencial – ocorreu em 2019. No início da premiação, a coordenadora do curso, profa. Maria Elisabete Antonioli, lamentou o intervalo provocado pelas restrições sanitárias. “Não tivemos oportunidade de entregar na época correta, em função da pandemia, mas agora não íamos deixar de fazer esse evento”, destacou.

As categorias relacionadas aos PGJs contemplaram trabalhos concluídos nos dois semestres de 2021; as que destacaram as oficinas do CEJor consideraram os de 2022.

Reconhecimento – Ao receber o prêmio, Bárbara Fava de Moraes, autora do livro-reportagem “Para João, José e Antônio: masculinidades em reconstrução” (primeiro semestre de 2021), comentou que o projeto foi muito especial e demandou muito trabalho de campo, envolvendo pessoas e suas vivências. A ex-aluna desabafou ainda sobre o fato de que, em sua carreira profissional, esse tipo de trabalho não é tão frequente e que sente falta das rodas de conversa sobre o masculino e a violência das quais participou durante a apuração.

Ana Paula Moreira Oliveira, premiada pelo livro-reportagem “A justiça mais injusta: o encarceramento de em massa de pessoas negras da periferia de São Paulo” (segundo semestre de 2021), produzido em coautoria com Anna Victoria da Silva Paes Barbosa, destacou a importância de discutir a questão racial em instituições de ensino superior. “Sabemos o quanto somos minoria aqui, e ter um corpo docente que nos apoiou tanto em todos os momentos foi muito importante para a nossa carreira, nossa formação”, disse Oliveira.

Trabalhos que privilegiam temas sociais, como o livro-reportagem de Ana Paula Oliveira e Anna Victoria Barbosa, orientadas pela profa. Francine Altheman, são oportunidade de amadurecimento profissional – Foto: Laura Margutti

Já na categoria podcast, Amanda Venelli Rozeblit, Bruna Quina Piñeiro e Yasmin Guimarães de Oliveira foram premiadas com o projeto radiofônico “Operação Sapatão: memórias do Stonewall brasileiro”. “Também quero agradecer a todos os professores presentes, que foram muito importantes para a construção do nosso trabalho. É um trabalho que foi muito importante pra mim e foi muito legal fazer”, disse Oliveira.

O encerramento da Noite Multimídia se deu com as premiações das produções jornalísticas do CEJor, entre os quais teve destaque a cobertura da Copa do Mundo do Qatar desenvolvida no âmbito das oficinas de Radiojornalismo e de Jornalismo Esportivo.

Confira abaixo a lista completa dos premiados.

Ganhadores do primeiro semestre de 2021:

Livro-reportagem: “Para João, José e Antônio: masculinidades em reconstrução”, de Bárbara Fava de Moraes e Martina Poelho Vendramini Gutierrez
Revista digital: “Voz: narrativa jornalística digital sobre as questões identitárias na sociedade”, de Eduarda Barbosa Farias e Mariana Albernaz Iuata Costa
Vídeodocumentário: “Axé, que seja benzedeira”, de Aline Chalet Ferreira, Sofia Nunes Aureli e Tiago Belíssimo Tiezzi
Projeto empreendedor: “Todos no mesmo tom: projeto empreendedor de jornalismo e música”, de Sara Correia de Santana e Yasmin Silva Marcondes

Ganhadores do segundo semestre de 2021:

Livro-reportagem: “A justiça mais injusta: o encarceramento em massa de pessoas negras da periferia de São Paulo”, de Ana Paula Moreira Oliveira e Anna Victoria da Silva Paes Barbosa; e “Combate à imprensa: como o governo da Venezuela usou a pandemia para elevar a repressão contra jornalistas”, de Fabrício Guimarães Julião Filho
Podcast: “Vozes silenciadas: vulnerabilidade feminina”, de Ariel Helena Serafim e Isabelle Ramos Bulla; “Operação Sapatão: memórias do Stonewall brasileiro”, de Amanda Venelli Rozenblit, Bruna Quina Piñeiro e Yasmin Guimarães de Oliveira; e “Realidade Geek: X-Men muito mais próximo do que você imagina”, de Isabela Aguilar Salvetti, Leonardo Tomaz Colerato Alves e Victor Cierro Vieira
Série de reportagem multimídia: “Nós paulistanos: a diversidade da Avenida Paulista traduzida em um site”, de Bianca Duarte Pancini Marques, Isabella Trevisan Puccini e Vitória de Lima Sanches

Ganhadores das oficinas do CEJor de 2022:

De Carolina a Dandara: duas lutas pelo direito à moradia”, de Ana Luiza Rigatto, Athos Sacilotto, Isabella Galvão, Carolina Neves, Julia Etrusco, Gabriela Lodi, Maria Clara Bispo
Reportagem especial em audiovisual trata sobre a qualidade de vida com HIV”, de Gabriela Schiavo Granadeiro