Instituto Moreira Salles paulista é a casa da fotografia

Texto: Gabriella Borges e Luiza Vezzá

Fotos: Ana Arakaki, Gabriella Borges e Laís de Lucca – (1º semestre)

Luiza Vezzá – (2º semestre)

O Instituto Moreira Salles (IMS) foi criado em 1990 com o intuito de ser uma organização sem fins lucrativos que promove eventos culturais abertos para o público. O IMS possui importantes patrimônios da cultura brasileira, dentro dos campos de música, fotografia, iconografia e literatura; o cinema também é muito bem-vindo nas unidades do instituto. Além disso, a organização conta com uma vasta biblioteca e oferece seminários e cursos que formam a identidade e o caráter cultural dos indivíduos interessados em consumir esses eventos.

O instituto nasceu em Minas Gerais no ano de 1992, estando presente em Belo Horizonte e Poços de Caldas, além de possuir unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. Suas atividades são sustentadas por uma dotação, construída inicialmente pelo Unibanco e ampliada pela família Moreira Salles.

Dentre as várias exposições oferecidas pelo IMS atualmente, uma delas é a “Moderna pelo avesso: fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930”. A exposição oferece um insight da produção fotográfica brasileira durante a Primeira República, além de se relacionar com o início da urbanização no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Essa exposição encontra seu elo nas contradições, oferecendo imagens do avanço, mas também da destruição.

Ademais, o IMS está oferecendo a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”. As fotos do evento foram selecionadas do acervo do artista que conta com mais de 155 mil fotografias feitas durante a sua vida. Os principais temas comtemplados em suas obras são os encantamentos da negritude e as diferentes formas de narrativas, como visto na galeria abaixo: