No mês dedicado às crianças, AHIMSA e Sesc possuem opções para os pequenos

Brincadeiras, espetáculos e performances fazem parte da programação especial de outubro. Foto: divulgação

O Dia das Crianças está chegando e, na Vila Mariana, há opções de cultura, saúde e lazer dedicadas aos pequenos. O Sesc elaborou uma programação especial para outubro e a AHIMSA (Associação Educacional para Múltipla Deficiência) fará uma gincana e feira de ciências para comemorar a data.

A AHIMSA é uma escola sem fins lucrativos, conveniada com a Prefeitura Municipal e com o Governo do Estado. Ela atende, em média, 200 crianças com deficiência múltipla ou surdocegueira que apresentam dificuldades de comunicação e de sociabilização.

O trabalho desenvolvido pela AHIMSA possui oficinas de padaria, horta e papelaria. O serviço domiciliar é oferecido para aqueles que estão impossibilitados de frequentar a sede, localizada na rua Baltazar Lisboa, na Vila Mariana. A coordenadora da instituição, Vula Maria Ikonomidis, conta que somente um aluno mora na região e os demais vêm de metrô e/ou trem ou são trazidas pelo serviço do Atende, destinado a pessoas com deficiência física severa.

A Associação preza por um trabalho em conjunto com a família, pois acredita na cumplicidade para a evolução do aluno. “A AHIMSA é bem aberta e as famílias são parceiras. Elas entendem que nós precisamos delas e que, se não for um trabalho conjunto, não vai funcionar”, afirma Vula. O apoio familiar feito por psicólogas e assistentes sociais também é fundamental nesse processo, pois auxilia as mães a lidar com a situação.

A capacitação dos alunos é um processo lento, mas é benéfico para a qualidade de vida dos pequenos, uma vez que diminuiu sua ansiedade e melhora sua comunicação. Para comemorar o Dia das Crianças, a escola realizará uma gincana entre os alunos de até 12 anos e uma feira de ciências, cujos alunos de 13 anos ou mais vão mostrar as atividades que fazem na escola. “O projeto é bem simplificado, mas está dentro de um padrão escolar”, acrescenta Vula.

Bola, natação e cultura

Há crianças que frequentam o bairro por questões de lazer. Rogério Ardito conta que seu filho Mateus, de 9 anos, já fez aulas de tênis e atualmente faz natação na região. Pai e filho também gostam de frequentar a unidade do Sesc da Vila Mariana. “O Mateus adora. É o lugar que ele mais gosta de ir. Lá, jogamos bola, nadamos e vamos a algumas atividades culturais”, afirma.

Para comemorar o Dia das Crianças, o Sesc da Vila Mariana, que fica na rua Pelotas, elaborou uma programação especial para o mês de outubro, que inclui roda de jogos infantis, espetáculos e performances para entreter os pequenos.

AHIMSA
Rua Baltazar Lisboa, 212 – Vila Mariana
Tel.: (11) 55795438
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h