Com mais de 8 mil títulos, livraria só para crianças ganha destaque

As prateleiras são feitas para as crianças alcançarem os livros. (foto: Divulgação)

Share

As prateleiras são feitas para as crianças alcançarem os livros. (foto: Divulgação)

O programa do final de semana virou outro, ao menos para pais e filhos. Na livraria Nove Sete, as crianças lidam com livros, brincam e participam de inúmeras atividades culturais. Inaugurado por Gislene Gambini, que já trabalhou nas editoras Nobel e Global, o local dedicado à literatura infanto juvenil tem cerca de 400 metros quadrados e se destaca pela organização.

A livraria possui mais de oito mil títulos que são separados por assuntos, totalizando 15 seções. Algumas se destacam entre os pequenos, como: poesia, música, teatro, quadrinhos, contos de fadas, culinária infantil etc. Além disso, há uma área exclusiva só para as obras de Monteiro Lobato.

Mas o estabelecimento não conta apenas com livros. A lanchonete Café Literário Club oferece bebidas quentes, salgados, doces e pequenas refeições, na frente do estabelecimento. No mesmo local, a livraria também oferece um deque para as crianças lerem e brincarem.

Stephanie Monteiro, de oito anos, conta que adora visitar a livraria aos sábados, pois é uma distração e uma forma de aprender. “Sempre que eu venho aqui, eu brinco e tenho contato com os livros”. Ela aprendeu a ler faz pouco tempo e acha a leitura uma forma divertida de descobrir o mundo.

Já Rita Carvalho, de 38 anos, acha que a livraria é um local muito bem idealizado pela proprietária e conta que nunca viu uma livraria como essa. “Eu não sabia que existia um local para que meu filho de seis anos pudesse brincar e aprender ao mesmo tempo. Para mim, só existiam livrarias com um ambiente mais adulto”. Rita conta que é a sua primeira vez na Nove Sete, mas pretende voltar mais vezes.

Estrutura

Eventos culturais na Nove Sete acontecem aos sábados e são gratuitos (foto: divulgação)

A decoração é composta por móbiles e bonecos de papel machê, que já adornam as unidades do SESC Paulista e Belenzinho. Os bonecos foram criados por Gigi Manfrinato e Sandra Lee, artistas plásticas. No fundo da livraria, há um galpão com as paredes grafitadas pelo casal Vitché e Jana, conhecidos internacionalmente.

A Nove Sete tem capacidade para acomodar cem pessoas. Aos sábados, recebe contadores de histórias, companhias de teatro, músicos e oficinas de arte. As apresentações são gratuitas e abertas para o público em geral, mas a preferência é das crianças.

Mariana Yole, 1o semestre