Memórias do fotojornalismo – Slim Aarons

Share

Guilherme Zaguini – (2º semestre)

Slim Aarons foi um fotógrafo americano que nasceu em Nova York no dia 29 de outubro de 1916 e morreu em 2006 aos 89 anos de idade em Montrose, nos Estados Unidos.

Aos 18 anos, Aarons se alistou no exército dos EUA, trabalhou como fotógrafo na academia militar de West Point e mais tarde serviu como fotógrafo de combate na Segunda Guerra Mundial e ganhou uma “Purple Heart”, antes mesmo de se dedicar ao jornalismo impresso. Após a guerra, ele se mudou para a Califórnia e começou a fotografar celebridades. Lá, ele tirou sua foto mais elogiada, “Kings of Hollywood”, uma fotografia de véspera de ano novo de 1957 retratando Clark Gable, Van Heflin, Gary Cooper e James Stewart relaxando em um bar em trajes formais. Seu trabalho apareceu nas revistas Life, Town & Country e Holiday.

Aarons nunca usou um estilista ou maquiador. Ele construiu sua carreira com.o que chamou de “fotografar pessoas atraentes fazendo coisas atraentes em lugares atraentes”. Um exemplo frequentemente citado dessa abordagem é sua foto de 1970 “Poolside Gossip” na Kaufmann Desert House, propriedade de Nelda Linsk, que foi uma das modelos na foto. Slim conta que conhecia todo mundo e que era convidado para várias festas pois sabiam que ele não os faria mal.

Ele narra as buscas de lazer dos ricos e famosos em ambientes deslumbrantes, deixando a beleza natural de seus temas se tornar seu ponto focal. Nisso, conquistou a confiança daqueles que fotografou e, por sua vez, foi autorizado a fazer alguns dos retratos mais íntimos e sinceros do século XX.