Memórias do Fotojornalismo – Harry Benson

Share

André Alonso Da Silva Pinto – Arthur Pomares Gonçalves –  Giulia Castro Andrade Da Silva – (2º semestre)

Harry Benson é um fotografo, Escocês, natural da cidade de Glasgow. Em 1964, chegou aos Estados Unidos acompanhando a lendária banda inglesa, Os Beatles. Uma foto de Benson que ficou muito famosa, foi um registo de uma guerra de travesseiros dos integrantes da banda dentro de um Hotel em Paris.

O fotografo ficou conhecido por suas fotos inusitadas e peculiares, conseguindo transformar uma foto, em um sentimento. Trabalhou para a Revista Life de 1970 a 2000, e fotografou os mais variados tipos de pessoa em momentos históricos no mundo, como por exemplo o velório do líder Martin Luther King. Políticos, Modelos, Atores, Cantores (…). Além disso, capturava conflitos armados e zonas de guerra, tendo registros fortes dentro de sua obra.

Benson estava ao lado senador Robert Kennedy, quando o político foi baleado. Relatou que teve que manter o profissionalismo no momento, pois sentia que era um acontecimento histórico. Apesar da dificuldade para documentar o momento, por estar abalado com o momento, conseguiu fazer seu trabalho.

O Escocês ganhou diversos prêmios durante toda a carreira, recebeu uma honraria pela corte britânica, e foi incumbido de fazer o retrato oficial da Rainha Elizabeth, em 2014. Além da Life, suas fotografias também já apareceram na Vanity Fair, The New Yorker e também na revista People, onde o fotografo já teve seus registros publicados mais de cem vezes.

Benson é considerado um dos maiores fotógrafos da história, e sua carreira se mistura com a carreira de diversos artistas e momentos históricos. Normalmente, ficamos fascinados com as fotografias que vemos em revistas e jornais, mas esquecemos de dar o devido valor para quem está atrás da câmera. Harry Benson é a prova de que o gênio muitas vezes não é que posa, mas sim, quem tira um retrato.

Vemos a evolução tecnológica caminhando junto com a fotografia, as câmeras sem cor deram lugar a imagens coloridas, e o fotografo escocês conseguiu manter o alto nível junto com as evoluções.

Benson é considerado um dos maiores fotógrafos da história, e sua carreira se mistura com a carreira de diversos artistas e momentos históricos. Normalmente, ficamos fascinados com as fotografias que vemos em revistas e jornais, mas esquecemos de dar o devido valor para quem está atrás da câmera. Harry Benson é a prova de que o gênio muitas vezes não é que posa, mas sim, quem tira um retrato. (Ae deco essa é a nova parte)

Hoje, aos 90 anos, vive com sua mulher em Nova York e Palm Beach. Sua obra virou documentário, Harry Benson: Shoot First, e está disponível na Amazon Prime Vídeo.

Podemos considerar que Harry Benson revolucionou a fotografia e o fotojornalismo, fazendo registros de momentos importantes para a história do mundo.