As marcas devem estar nas plataformas digitais, diz Beth Saad

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Elizabeth Nicolau Saad Correa, formada pela Universidade de São Paulo em 1991, é professora da ECA/USP e pesquisadora nas áreas de jornalismo digital e Comunicação Digital. Após evento de jornalismo, em entrevista ao Portal de Jornalismo ESPM-SP, ela discutiu a crise do jornalismo e o desenvolvimento do jornalismo na mídia digital.

 

Elisabeth Saad discute a presença do jornalismo nas mídias digitais. Foto: Letícia Teixeira.

 

Portal de Jornalismo ESPM-SP: Na rede, todo mundo tem informação o tempo inteiro. Você acha que, com esse acesso fácil à informação, o jornalista está perdendo espaço ?

Elizabeth Saad: Eu não acho que o jornalista esteja exatamente perdendo espaço. Na verdade, ele não está sabendo competir com as informações de caráter não–jornalístico que aparecem na rede. Tem muita informação de pessoas que não fazem um trabalho de checagem, de apuração.

P. J. ESPM-SP : O que deve ser feito para que o jornalista recupere esse espaço?

Saad: Não só os jornalistas, mas as marcas que o jornalista trabalha, devem estar presentes nas mesmas plataformas que os outros estão e com as mesmas linguagens que os outros também estão.

P. J. ESPM-SP: Com a migração das notícias para o mundo digital, como ficam os anunciantes? As agências ficam inseguras de anunciar no meio digital ?

Saad: É um jogo das duas partes, porque as empresas tradicionais do jornalismo ainda estão raciocinando com a lógica da mídia não digital. Existe uma pressão de acesso que não faz sentido no mundo digital, mas as agências ainda estão presas a isso, e levam as redações a ficar presas a isso.

P. J. ESPM – SP : E como fica o jornal impresso, com o desenvolvimento das  mídias digitais ?

Saad: Ele ainda tem espaço, mas aos poucos vai ter que modificar seu papel e seu formato de conteúdo.

P. J. ESPM – SP: Você acredita que as redes sociais dificultam o trabalho de checagem, de apuração?

Saad: Não, pelo contrário, deveria ser um facilitador. Aliás, é um facilitador desde que o jornalista saiba filtrar essas informações.

P.J. ESPM-SP: Você acredita que o jornalismo está passando por uma crise e que as mídias digitais tem parte da culpa nesse processo?

Saad: Não. Na minha opinião o que está acontecendo é uma falta de planejamento, uma falta de noção estratégica próprias empresas jornalísticas. As mídias digitais iriam acontecer com impresso ou sem impresso, então é uma questão das empresas jornalísticas saberem se posicionar diante dessa evolução. Elas se colocaram como eternas e não prestaram atenção numa mudança da sociedade e das tecnologias que elas tinham que acompanhar.