Judoca que inspirou filme de Sabrina Sato e Caio Castro fala ao Portal da ESPM-SP

Share

 

Capa do filme (esquerda) e Max Trombini (direita). Foto: Divulgação.

 

Estreou no dia 8 de maio o filme A Grande Vitória, que conta a história do judoca Maximiliano Trombini. O filme foi baseado na obra “Aprendiz de Samurai”, escrita pelo próprio lutador, narrando a trajetória de sua vida. Max nasceu em Ubatuba, é faixa preta em judô e jiu-jitsu, campeão sul-americano de judô e professor. Figuras conhecidas fazem parte do elenco, como o ator Caio Castro, que interpreta o judoca, e a apresentadora Sabrina Sato.

Max [Trombini] contou com exclusividade ao Portal de Jornalismo ESPM-SP sobre os desafios e os bastidores da produção do filme. Primeiramente, revelou a dificuldade de encontrar uma editora que publicasse o seu livro: “Muitos diziam que seria difícil publicarem meu livro. Falavam de uma lista de jornalistas, escritores cujas obras iriam ser publicadas antes da minha.”

Contudo, seguiu em frente e insistiu. Tendo uma base para sustentá-lo. “Mas o que eu realmente sinto em relação a isso, resumo em uma palavra: fé. Em todos os piores momentos eu me agarrava à minha fé”, afirmou.

Depois de levar às livrarias Aprendiz de Samurai, foi procurado pela O2 (estúdio cinematográfico) dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles, o “padrinho” do longa-metragem. Entretanto, o projeto foi concebido, inicialmente, apenas com o auxílio financeiro de amigos; posteriormente a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e a prefeitura de Ubatuba ajudaram com os custos.

Novos ares

Max teve uma participação especial no filme, interpretando seu antigo professor de artes marciais Ariovaldo. “Como ator eu sou um ótimo judoca”, brinca. Sobre a experiência, acabou se identificando com o papel e se “transformou” em Ariovaldo. “A nossa vida é como uma peça de teatro, a gente interpreta diversos papeis. A cada atitude você está sendo uma pessoa diferente”, analisa.

Em relação ao seu relacionamento com o protagonista Caio Castro, ele ressaltou a afinidade que adquiriu com o astro. “O Caio virou um filho, um amigo, um aluno. Ele viveu realmente o Max, conviveu comigo na minha casa durante seis meses”, enfatiza o judoca.

Expectativa

“A proposta de A grande vitória é desafiar o público a descobrir qual a sua grande vitória”, diz Max sobre o que os espectadores podem esperar do filme. Também manifesta-se sobre o verdadeiro significado de ser um vencedor. “Pensa-se que o campeão é aquele que ganhou a medalha. Mas o verdadeiro campeão é aquele que tem uma conduta de vida que possa ajudar e melhorar outras vidas.”

Além de Caio Castro e Sabrina Sato, participam do elenco Domingos Montagner, Tato Gabus Mendes e Moacir Franco. Com direção de Stefano Capuzzi e produção de Fernando Meirelles.

 

Gustavo Torniero e Pedro D’El Rodrigues (1ºsemestre)

Assista ao trailer: