Grafites trazem cor aos muros do Parque da Independência em São Paulo

Grafites realizados por diversos artistas sâo expostos em muros do Parque da Independência no bairro Ipiranga, em São Paulo

Share

Cecília Carrilho – 2º semestre

O grafite é uma forma de manifestação artística muito presente por todo o Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, conhecida como a capital mundial do grafite. Ademais, além de ser uma forma de arte contemporânea, os grafites são também um movimento de expressão, acessível e originário das periferias. É através dele que diversos artistas de rua, independente de sua classe social, conseguem expressar suas opiniões à sociedade e trazer reflexões sobre questões de caráter social e cultural.

Há muito tempo já se via os grafites espalhados pelos muros do Parque da Independência, local que foi ampliado e modificado durante os últimos três anos, no bairro Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Desde sua reforma, o espaço passou a contar com alterações como a adição de uma pista de skate, sanitários e um parquinho direcionado às crianças. Mas além dessas mudanças, os grafites que cobrem o exterior do parque também foram inovados.

Após alguns dos muros terem sido pintados de branco durante as reformas, diversos artistas se uniram para trazer a cor de volta ao parque. Alguns desses artistas, conhecidos como xGuix, Lhama e Florest já eram famosos por terem realizado outros grafites pela cidade, e se responsabilizaram por espalhar sua arte novamente pelo local. No entanto, esse processo de inovação ainda parece estar longe de acabar, com muros reservados para que outros artistas efetuem suas obras, como Gatuno.

Além dos muros já inovados e reservados, no exterior do parque também existem alguns dos grafites anteriores à reforma, com poucas informações se apresentarão mudanças no futuro, mas que ainda exercem sua função de trazer mais vida ao Ipiranga.