Camila Nogueira – (2º Semestre)
Fundado em 1947, o Edifício Altino Arantes é marco histórico na cidade de São Paulo, gerido pelo grupo Banespa até os anos 2000 o prédio foi referência comercial, cultural, artística, gastronômica e empresarial da alta classe paulista no Século XIX.
Hoje, conhecido como Farol Santander a gestão, também feita pelo próprio grupo Santander, trata não apenas de manter a nostalgia arquitetônica do lugar, mas em revitalizá-lo constantemente, o tornando mais conectado com a contemporaneidade. O nome não é por acaso, hoje o edifício ganha destaque com seu jogo de luzes, que começa por volta das 18 horas, no centro histórico de São Paulo. Funcionando como um verdadeiro farol o prédio se tornou ponto de referência e turístico para aqueles que visitam a cidade.
“Por fora sempre o mesmo, por dentro nunca o mesmo”, frase que se tornou lema da gestão Santander, que hoje já está ativa a mais de 22 anos, é seguida arrisca pelos organizadores do espaço. As mudanças do conteúdo exposto e explorado é constante, a curadoria tem como objetivo fazer com que cada visita ao farol seja diferente da última. Atualmente, a construção funciona como museu e é lar para as mais diversas peças contemporâneas e modernas da sociedade brasileira e mundial, abrigando obras nos mais diversos formatos como quadros, esculturas, exposições e experiências unindo o mundo clássico com tecnologias modernas como a realidade virtual.
Além disso, a fundação sempre busca trazer atrações de rua dentro do prédio, atualmente um dos andares conta com uma pista de skate aberta aos visitantes que podem usá-la à vontade, essa e outras instalações são feitas para ampliar o público-alvo do museu.
É visível, que além de notório em riqueza cultural o prédio se destaca em tamanho, na época em que foi construído era considerado a maior construção de concreto armado do mundo, sendo um dos maiores de São Paulo até os dias de hoje, e atrai muitos visitantes por conta da vista panorâmica que seu mirante propõe.
Você pode visitar o Farol Santander que fica aberto de terça a domingo das 09h00 às 20h00, a partir de agendamento de visitas guiadas pelo site ou na própria bilheteria pelo custo de 25 reais ou 15 reais para visitantes.