As vencedoras da Expocom com a premiação em mãos. Foto: Heidy Vargas.
Raphael Maudonnet, Cauê Mello e Breno Moraes (2º semestre)
As estudantes de Jornalismo da ESPM-SP Bianca Iazigi, Márcia Magalhães e Giovanna Massaro venceram o 30º Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Etapa Nacional deste ano, em duas categorias diferentes. A premiação se deu durante a realização do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2023, ocorrido entre 29 de agosto 08 de setembro de 2023, de forma híbrida e na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte.
Bianca Iazigi foi a vencedora na categoria agência escola/júnior de jornalismo, com o projeto “Jornalismo e inovação: as novas linguagens a partir da tecnologia”, orientada pelo professor Antonio Rocha Filho.
O trabalho mostrou como o Centro Experimental de Jornalismo da faculdade busca a inovação e o uso da tecnologia para produzir conteúdo jornalístico de qualidade, na formação de seus alunos.
A estudante ressaltou que o “trabalho realizado ajuda a promover a área da comunicação” e valorizou a estrutura fornecida pela ESPM-SP “para a realização de podcasts, transmissões televisivas e o contato com o metaverso”.
Já Márcia Magalhães e Giovanna Massaro foram as vencedoras na categoria reportagem em áudio / radiojornalismo, com o trabalho “Não é só Cabelo! A transição capilar e o resgate da identidade”.
A orientadora, professora Patrícia Rangel, destaca a premiação como “experiência única” para os alunos. “Os estudantes conseguem perceber e comparar a sua produção com a dos concorrentes, trazendo maturidade intelectual, desenvolvimento experimental”, destaca Rangel.
Expocom
A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação desempenha papel fundamental no fortalecimento acadêmico nas áreas de comunicação do Brasil. Ao reconhecer e premiar trabalhos produzidos pelos estudantes, estimula a pesquisa, criatividade e inovação nas faculdades do país.
Essa celebração não apenas inspira os futuros comunicadores a expandirem sua experiência e conhecimento, mas também contribui para o avanço do conhecimento na área, enriquecendo o cenário acadêmico e fomentando a produção de conteúdo, que reflete os desafios da comunicação contemporânea brasileira.