Exposição em cartaz mostra as duas faces de Zuzu Angel

Share

Peças criadas pela estilista, que usou o prestígio para procurar seu filho desaparecido durante a ditadura militar. Foto: Naíla Almeida

“Recordar os malefícios da ditadura, mostrar as consequências daquele período”, diz Lurdes Garcia, paulistana, sobre a importância da exposição Ocupação Zuzu, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo. Ela já conhecia a história de luta da estilista pela liberdade, mas não a sua obra.

Essa é a 17º edição do projeto Ocupação, que começou no dia 1º de abril, um dia depois da data em que o Golpe Militar brasileiro completou 50 anos. Na exposição, há espaços para colorir um mural com pássaros, símbolo da luta de Zuzu, e para os visitantes escreverem cartas para pessoas de quem não tem mais notícias ou para pessoas desaparecidas. No acervo, encontram-se também cartas da estilista, seus diários, agendas, anotações, croquis, algumas de suas peças, banners, cartões e embalagens da marca.

Da mesma forma, estão dispostas revistas da época com matérias sobre o sucesso da estilista e vídeos de entrevista dela e de sua filha, Hildegard Angel, responsável pelo acervo da exposição.

“O acervo foi muito bem organizado”, aponta Gabriela Freitas, paulistana. Ela diz que não conhecia a história da estilista, mas que agora sabe que a vida de Zuzu foi repleta de luta, principalmente, por causa da busca por seu filho.

“Moda para dentro e para fora”, disse Zuzu em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo, que faz parte do acervo. Ela foi a estilista que lançou a moda brasileira no mercado internacional e inspirava-se na cultura brasileira e na natureza local para fazer suas coleções.

Caso Stuart

Em 1971, aos 21 anos, seu filho mais velho, Stuart Angel, militante da organização de extrema esquerda MR8, que combatia a ditadura militar, desapareceu após ter sido preso e levado à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Nos cinco anos seguintes, Zuzu usou sua fama e prestigio nacional e internacional para descobrir o paradeiro do jovem e colher pistas sobre o que havia acontecido com ele.

Antes de sua morte, em 1976, a estilista deixou uma carta em que declarava que recebia ameaças de morte do Governo Militar. Logo depois, ela foi vítima de um acidente de carro que, anos depois, comprovou-se ser sabotagem.

O filme Zuzu Angel de Sérgio Rezende, lançado em 2006, conta a trajetória de busca da estilista por seu filho desaparecido. Zuzu é interpretada pela atriz Patrícia Pilar e seu filho, Stuart Angel, pelo ator Daniel de Oliveira. O filme concorreu a diversas premiações nacionais.

 

Serviço

Itaú Cultural – Ocupação Zuzu

Data: 01 de abril a 11 de maio

Horário: terça a sexta das 9h às 20h e aos sábado, domingos e feriados das 11h às 20h

Pisos 1, térreo, -1 e -2

Endereço: Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo – SP

Entrada franca

 

Zuzu Angel – filme

Diretor: Sérgio Rezende

Lançado em 2006 pela Warnner Bros Brasil em parceria com a Globo Filmes

Disponível para locação

 

Naíla Almeida (2° semestre)