ESPM e Columbia promovem o 3º Seminário Internacional de Jornalismo

Taís Burihan (1º semestre)

No dia 1º de outubro acontece o 3º Seminário Internacional de Jornalismo em parceria com a Columbia Journalism School, na ESPM-SP, Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas.

O seminário conta com a participação de grandes nomes do jornalismo, como Ernest R. Sotomayor, professor e diretor das Iniciativas Latino-Americanas da Columbia Journalism School, que abre o evento junto com o diretor-presidente da ESPM, Dalton Pastore. A professora de jornalismo da ESPM Claudia Bredarioli fala em seguida sobre Gestão de crise em empresas de comunicação; logo depois, acontece o debate sobre Desafios do Jornalismo: novas formas de produzir, consumir e novos modelos de negócios, com Felipe Recondo, sócio-fundador do JOTA, Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado e João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Leão Serva, professor da ESPM e diretor de jornalismo da TV Cultura, é o mediador da mesa.

Na parte da tarde acontecem os painéis sobre Jornalismo de Dados – o que há por trás das grandes reportagens e sobre Interatividade com o Público. O primeiro conta com a presença de Alana Rizzo, consultora na Albright Stonebridge Group e colaboradora da The Economist Intelligence Unit no Brasil, Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica do Jornal O Estado de S. Paulo e presidente da Abraji, e de Fabio Takahashi, editor do DeltaFolha – Núcleo de Jornalismo de Dados da Folha de S. Paulo – e vice-presidente da Jeduca. A mediação é de Antônio Rocha Filho, professor de Jornalismo da ESPM. Fabíola Cidral, apresentadora da rádio CBN, Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, e Renato Franzini, editor-chefe do G1, participam do segundo painel, mediado por Ricardo Fotios, professor de Jornalismo da ESPM.

A programação completa e as inscrições podem ser acessadas aqui.