Equipamentos de ginástica são instalados para o bem estar da população idosa

Diferentes gerações divertem-se usando os equipamentos da Praça Manouk Koumerian. Foto: Arthur Badu

No Censo de 2000, realizado há treze anos, o número de idosos no Brasil era de 14,5 milhões (8% da população total). Hoje, de acordo com o recenseamento de 2010, o país tem 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, o que já representa 12% da população. São Paulo é o estado com o maior número de idosos: 5,4 milhões. Em seguida, vem Minas Gerais, com 2,6 milhões, e Rio de Janeiro, com 2,4 milhões.

Na cidade de São Paulo o número de pessoas com 60 anos ou mais subiu 35% e chegou a 1,3 milhões. E a tendência é uma mudança simbólica em breve. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesse momento a população idosa irá superar a de crianças e jovens de até 14 anos. Talvez por esses motivos, a subprefeitura da Vila Mariana segue instalando equipamentos de ginástica para a terceira idade em praças dos seus três distritos: Saúde, Vila Mariana e Moema.

As praças que receberam estes equipamentos foram: Maria Margarida Baldy de Araújo (Saúde), São Francisco da Glória, Julio Vanini, Manouk Koumerian e Edgar F. de Almeida (Vila Mariana) e Cel. Fernandes Lima (Moema).

Jovens idosos

Para a frequentadora da Praça Manouk Koumerian, Maria Vitoria de Andrade, de 68 anos, a presença constante de idosos nesses espaços demonstra que eles estão preocupados com a saúde. “Eu e minhas amigas do prédio vamos à praça quase todos os dias. Gosto muito de me exercitar, e quando eu termino parece que tenho 20 anos. Sem contar que é muito bom para a nossa saúde”, diz.

O “debutante” na área de ginástica, Osvaldo de Oliveira, 62, confirma a importância dos exercícios físicos. “É a primeira vez que venho aqui, arrastado pela minha esposa, diga-se de passagem. Estou muito feliz com a iniciativa das pessoas da minha idade de virem se exercitar. Na nossa idade é mais essencial a cada dia”, constata.

Para estimular prática de atividades físicas na população paulistana, hoje a Prefeitura disponibiliza aparelhos de ginástica em 155 praças, 32 parques e em 29 clubes escola, distribuídos por todas as regiões da cidade.

Arthur Badu (4° semestre)

Carlos Moura 30 de abril de 2013 - 18:08

Goatei do tema, gosto do estilo, gosto da maneira de escrever….. Já tinha dito e continuo a dizer, que no dia em que quiseres escrever um artigo para o jornal que eu dirijo, será muito bem recebido…Pensa nisso Arthur! Um abração

marta nejar 2 de maio de 2013 - 13:33