Mais caros, alimentos saudáveis não são prioridade entre os jovens

Salgados no refeitório. Foto: Gabriela Beraldo

Em pesquisa divulgada no ano passado, o Ministério da Saúde revelou que mais de 40% dos brasileiros estão obesos. A principal causa seria o consumo em excesso de alimentos gordurosos. A negligência com a alimentação é fácil de ser observada entre os estudantes universitários – seja pela falta de tempo, seja pelo descaso dos jovens em relação àquilo que consomem diariamente.

Segundo pesquisa realizada pelo Portal na ESPM-SP, 53% dos alunos da faculdade escolhem o que comer na hora do intervalo levando em conta apenas o sabor. O critério qualidade nutricional só é importante para 10% dos estudantes. Segundo a nutricionista Fernanda Roncon, é importante se alimentar de forma regular, sem intervalos maiores do que três horas e meia entre uma refeição e outra, além de evitar ao máximo os alimentos industrializados. “Períodos prolongados sem se alimentar podem levar a uma queda nos níveis glicêmicos, o que diminui o grau de atenção e a concentração para estudar, por exemplo”, diz. Para Fernanda, a maior preocupação de longo prazo para a saúde concerne ao alto consumo de alimentos industrializados, com baixo teor de fibras e alto teor de açúcares, gorduras e sódio. “Quando consumido com frequência, esse tipo de alimento pode causar, futuramente, obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares”, alerta.

A estudante da ESPM-SP Helena Freitas, 20, analisou as opções de alimentos nas cantinas da faculdade. Segundo ela, quem decide recorrer a uma alimentação mais saudável arca com custos elevados. “No [restaurante] Natural da Vila, que tem uma comida um pouco mais saudável, gastamos 25 reais no almoço, enquanto você pode comer uma coxinha por R$ 3,50”, relata. Os motivos dessa escolha, para a estudante, são, em geral, uma velha dupla: tempo e dinheiro.

Na pesquisa realizada entre os alunos da ESPM, o pão de queijo foi eleito como o lanche favorito.  Há motivos tanto no preço quanto em sua composição, mais leve que a de outros alimentos. No entanto, a iguaria possui alto teor de sódio e gorduras: uma porção de 100 gramas, por exemplo, pode ter até 30% da ingestão diária recomendada de sódio.

Para melhorar a alimentação, a nutricionista Fernanda Roncon sugere que os alunos levem lanches mais leves, como frutas e barras de cereais, de casa para a faculdade. “Além disso, é importante evitar frituras e trocar os alimentos produzidos com farinha branca pelos integrais”, recomenda.

Luísa Almeida e Gabriela Beraldo (1º Semestre)