Em outubro, programação da Cinemateca Brasileira tem como tema política e lideranças

Cena de ‘Lula, o Filho do Brasil’, que mostra a infância difícil do ex-presidente. Foto: divulgação

Nascido em 1945, no interior de Pernambuco, sétimo de oito filhos de uma família pobre, teve uma infância difícil e de pobreza. Aos sete anos, mudou-se para o Guarujá, cidade litorânea de São Paulo, para trabalhar vendendo laranjas. Aos 12 anos, chegou à capital em busca de novas oportunidades. Quem diria que um menino de pouca escolaridade se tornaria um dos principais políticos da história do Brasil. É desta trajetória que trata o filme Lula, Filho do Brasil (2009), dirigido por Fabio Barreto, contando a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, e que é uma das atrações da programação da Cinemateca Brasileira deste mês.

Começando na semana das eleições, o Ciclo de Lideranças Políticas e Cinema traz com filmes e debates sobre a representação cinematográfica da política e suas lideranças. De 03 até 18 de outubro, nos períodos da tarde e noite, os espectadores poderão conferir filmes conhecidos como o clássico Terra em Transe (1967),dirigido por Glauber Rocha, ou o recente Entreatos (2004), de João Moreira Salles.

Valnei Andrade, publicitário e designer, é apaixonado pela Sétima Arte. “O cinema é uma forma de esclarecimento do mundo por meio da imagem”, diz. Cinéfilo, Valnei usa como exemplo o filme sobre a tragetória de Lula. “No cinema, assistimos aquilo que é ficção ou realidade. O filme sobre Lula é baseado num livro e chegou ao cinema para contar essa história, reforçando a sua imagem, as suas raízes”, conta.

Em parceria com a Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP), os organizadores do evento objetivam investigar a construção da imagem dos governantes, o significado das lideranças e as manifestações de personalismo típicas da cultura política brasileira.

Confira os filmes em cartaz
Os Anos JK: Uma trajetória política(1980). Direção: Silvio Tendler
Lula, O Filho do Brasil (2004). Direção: Fábio Barreto
Céu Aberto (1985). Direção: João Batista de Andrade
A Comédia do Poder (2006). Direção: Claude Chabrol
O Desafio (1965). Direção: Paulo César Saraceni
Entreatos (2004). Direção: João Moreira Salles
Getúlio Vargas (1974). Direção: Ana Carolina
Jango (1984). Direção: Silvio Tendler
Linha de Montagem (1981). Direção: Renato Tapajós
Lula, o Filho do Brasil (2009). Direção: Fábio Barreto
Terra em Transe (1967). Direção: Glauber Rocha
O Velho, a História de Luis Carlos Prestes (1997). Direção: Toni Venturi
Videogramas de uma Revolução (1992). Direção: Harun Farocki e Andrei Ujica
Viva Zapatero! (2005). Direção: Sabina Guzzanti
Vocação do Poder (2005). Direção: José Joffily e Eduardo Escorel

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Vila Mariana – São Paulo, SP
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.

Murillo Grant (2° semestre)