Cinemateca promove Ciclo de Cinema e Psicanálise

Cartaz de Tomboy (2011), um dos filmes da mostra

A Cinemateca Brasileira vem promovendo, desde maio deste ano, o Ciclo de Cinema e Psicanálise. As atrações poderão ser assistidas até o dia 7 de outubro, todos os domingos, a partir das 18 horas. O evento, que está sendo organizado pela própria Cinemateca, com apoio da Fepal (Federação Psicanalítica da América Latina) e da Sbpsp (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo), é uma prévia do Congresso Latinoamericano de Psicanálise da Federação, que ocorre entre os dias 10 a 13 de outubro, em São Paulo.

Para tratar de temas da psicanálise como a sexualidade, a família e o processo criativo da arte, clássicos das Sétima Arte e filmes de produção recente são apresentados e, em seguida, discutidos por profissionais das áreas de psicologia, crítica de arte e cinema.

Relações humanas

“A psicanálise traça a narrativa do indivíduo desde seu nascimento, assim como o cinema”, destaca a publicitária Carla Rabelo, professora de Linguagem e Produção Audiovisual das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). “Além disso, este tipo de evento atrai um público segmentado, que estuda ou tem interesse pelo assunto”, completa.

Para a professora, as pessoas têm dificuldade para lidar com as angústias e, com o cinema psicanalítico, colocam-se no lugar dos personagens, facilitando o seu entendimento do que são as relações humanas.

A Cinemateca reserva, para o mês de outubro, a apresentação e discussão de filmes como o clássico hollywoodiano Crepúsculo dos Deuses (1950), de Billy Wilder; Tomboy (2011)drama de Céline Sciamma que aborda a sexualidade na adolescência; e a ficção científica Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut.

Ciclo de Cinema e Psicanálise
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana – São Paulo, SP
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00. Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio
de escolas públicas têm direito à entrada gratuita, com apresentação de documento.

Daniella Gemignani, Lara Junqueira e Marina Barbosa (2º semestre)