Debate discute a abordagem do suicídio na mídia

André Trigueiro

A organização não governamental CVV (Centro de Valorização da Vida) e a ESPM promoveram, no dia 10 de setembro, no prédio de pós-graduação da ESPM-SP, o debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”. Para discutir o tema, foram convidados seis jornalistas, o editor-chefe de Cidades e Soluções e repórter especial do Jornal Nacional André Trigueiro, a repórter especial da Folha de S. Paulo Cláudia Collucci, o apresentador da TV Record e repórter especial do R7 Afonso Mônaco, a Ombudsman da Folha de S. Paulo Suzana Singer e o apresentador e repórter da TV Globo Valmir Salaro e a gerente de inovação do R7.com e comentarista de redes sociais do Jornal da Record News, Rosana Hermann.

A palestra, que durou cerca de uma hora e meia e foi acompanhada por estudantes da ESPM-SP, teve como mediador André Trigueiro, que afirmou que a questão do suicídio é um tabu ainda muito pouco abordado nos jornais. A partir daí, o jornalista começou a indagar os outros palestrantes para que mostrassem seu posicionamento a respeito do tema. A Ombudsman Susana Singer, por exemplo, afirmou que a Folha de S. Paulo não reporta suicídio. Já a repórter especial Cláudia Collucci apontou direcionamentos para uma cobertura desse tipo de acontecimento: “Não vejo como reportar o suicídio sem humanizar os fatos.”

No encerramento do debate, a coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM, Maria Elisabete Antonioli, comentou que “foi muito importante a oportunidade que os alunos do curso tiveram, de saber o que profissionais da imprensa acham de um assunto dessa natureza, como também, refletir sobre a humanização das coberturas e das reportagens que se referem a celebridades que cometem suicídio”. Ao final, Trigueiro abriu espaço para as perguntas da plateia. A participação do público contemplou questões direcionadas à CVV e aos palestrantes.

Diego de Almeida Pinheiro (2º semestre)

Sobre o CVV

Em 2004 e 2005, o CVV fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio. Saiba mais sobre a iniciativa no site do CVV.