Em clima de eleições, jovens demonstram interesse pela política

Faculdades atraem estudantes para a Vila Mariana. Foto: Mariana Cafer

Sendo 2014 ano de eleições, abre-se a discussão para o interesse dos jovens por política. Como muitos moram, estudam ou frequentam o bairro da Vila Mariana, o local abriga um grande núcleo de eleitores.

De acordo com a Lei Nº 4.737, de 15 de julho de 1965, o voto no Brasil é obrigatório para todos os eleitores dos 18 aos 70 anos. A grande dúvida é: se o voto não fosse obrigatório, os jovens votariam?

Helaine Valcacio, 24 anos, que estuda arquitetura e urbanismo, avalia ter o dever de votar. “Sempre me preocupo muito com a educação e as propostas que os políticos fazem mas não executam”. Por conta da ocupação com os estudos, ela tem acompanhado a movimentação das eleições apenas pela internet.

“Votaria. Acho que pode mudar alguma coisa”, diz o estudante de design, Thiago Ramos, 23 anos, concordando com Helaine. Ele tem como sua maior preocupação o descaso, por parte das classes políticas, com o Brasil. Embora ainda não tenha se inteirado sobre o cenário político atual, acha importante participar das eleições.

Marina Narciso, 22 anos, estudante de marketing e moradora da Vila Mariana, tem outras preocupações, como o transporte público e a poluição. Em contrapartida, ela compartilha da mesma intenção de ir às urnas. “Votaria nulo, como sempre voto”, diz.

A Vila Mariana conta com 24 colégios eleitorais. A eleição para presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores e deputados estaduais terá o primeiro turno no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26 de outubro deste ano.

Larissa Kazumi e Mariana Cafer (1° semestre)