Desastre no litoral Norte durante semana de carnaval

Foto tirada após o acidente no litoral norte, na praia da baleia. A imagem mostra uma quantidade absurda de terra, galhos, troncos e resquícios de outras coisas espalhada por uma área que ocupava metade da praia. A cena chocava qualquer um que chegasse perto. (20/02/2023) -Foto: Isadora Setubal

Share

Isadora Mele Setubal – 2º semestre

Na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2023 aconteceu a maior chuva registrada na história do Brasil, resultando em uma das maiores tragédias do Litoral Norte de São Paulo. Na tarde do dia 18 de fevereiro os céus do litoral norte já começaram a se fechar, e não demorou muito para que a chuva começasse. Infelizmente, a chuva que começou na tarde de um dia não parou por toda a noite e madrugada, e os desastres foram ocorrendo sem parar. A realidade de muitos que decidiram passar o feriado do carnaval nas praias do litoral foi devastadora, inúmeros relatos de famílias que tiveram que procurar abrigo em pousadas, em cima do carro, que tiveram suas casas todas alagadas, carros arrastados e pessoas que foram soterradas com o deslize das montanhas.

No dia seguinte da chuva a praia amanheceu trágica, um cenário assustador para qualquer um que visse. A areia estava coberta de troncos de árvores enormes que foram arrastados junto com o deslize das montanhas, o mar estava coberto pela terra e tinha uma cor marrom muito forte, as barracas, piscinas e redes tinham sido todas cobertas e quebradas pela força da chuva.

Famílias que perderam tudo já começaram a fazer filas nos supermercados, farmácias, açougues e nas casas que tinham sinal, para poder entrar em contato com aqueles que estavam desaparecidos. Com as estradas completamente destruídas e interditadas, as pessoas ficaram ilhadas nas praias até conseguirem sair.

Para aqueles que não foram tão afetados, a situação só pareceu grave o suficiente quando os helicópteros chegaram, pousando de cinco em cinco minutos para buscar corpos e levar suplementos.