A história e a atualidade da linha azul do metrô de São Paulo

A Linha Azul do Metrô da capital paulista, denominada originalmente Linha Norte–Sul ou também Linha 1, condiz ao trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída pelo metrô, sua inauguração foi no ano de 1974.Desde 1998 até os dias de hoje a Linha Azul é constituída por 23 estações. Está é a escadaria da Estação São Bento, junto ao local de acesso ao trem no sentido Jabaquara. A estação foi inaugurada em 26 de setembro de 1975. Ela conta com seis acessos, sendo dois no Largo São Bento, um na Ladeira Porto Geral, um no nível do Vale do Anhangabaú, um na Rua São Bento e outro na Rua Boa Vista. Legenda: Escada Rolante na sáida do trem na estação São Bento sentido Jabaquara Data:01/03/2023

Share

João Pedro Camacho – 2º semestre

A Linha Azul do Metrô da capital paulista, denominada originalmente Linha Norte–Sul condiz ao trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída do metrô paulistano, as obras se iniciaram em 1968 e sua inauguração foi em 1974. A Linha Azul do Metrô de São Paulo também foi a primeira linha de metrô do Brasil.

Após o fim das obras a operação da Linha Azul se iniciou em 14 setembro de 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no começo os trens funcionavam apenas de segunda a sexta, das 9h até às 13h. Este dia também ficou marcado como a inauguração do metrô de São Paulo, que contou com a presença até do Presidente do Brasil na época Emílio Garrastazu Médici. No início o sistema metroviário era de responsabilidade municipal. Atualmente, é do Governo do Estado.

Em 1975 foram inaugurados outros dois trechos, o trecho Vila Mariana até Liberdade e Liberdade até Santana. Nesta época a Linha Azul funcionava com 19 estações e 17 quilômetros de trilhos. No início do ano de 1979 a Linha 1 começou a se interligar com outras linhas do metrô, as famosas baldeações. Com a Linha Vermelha em 1979 na estação da Sé, com a Linha Verde em 1991 na estação Paraíso, com a Linha Amarela em 2011 na estação da Luz e a baldeação com a Linha Lilás em 2018 na estação Santa Cruz.

Desde 1998 até os dias de hoje a Linha Azul é constituída por 23 estações sendo algumas delas: Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tiete, Tiradentes, Luz, São Bento, Sé, Japão-Liberdade, Ana Rosa, Paraíso, Vila Mariana, Santa Cruz, Conceição e Jabaquara. Circulando 58 trens em de 20,2 quilômetros de trilhos. O horário de funcionamento é de domingo a sexta das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.