Valentina Luz fala sobre preconceito na cena eletrônica

Share

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a DJ conta sobre seus enfrentamentos no universo da música – Foto: Instagram Valentina Luz

Valentina Boratto (1º semestre)

Valentina Luz é uma mulher preta e transsexual que tem se destacado na cena eletrônica de São Paulo como DJ, nas vertentes house e techno. No ano passado, ela se apresentou no Rock in Rio e recebeu o Prêmio WME – uma distinção voltada exclusivamente a mulheres na música –, conquistando a categoria Melhor DJ de 2022. Embora seu trabalho seja reconhecido e respeitado, lidar com ataques dos mais diversos tipos ainda é algo presente em seu dia a dia.

“No Rock in Rio, eu sofri um ataque transfóbico sim. Mas daquela vez eu não me calei. Eu consegui me defender. Claro que é difícil de lidar, é uma grande pressão psicológica. Mas a pior vez foi no Warung”, afirma.

Em outubro de 2022, Luz denunciou ter sido vítima de transfobia durante o Festival Warung, realizado em Itajaí (SC) e considerado um dos maiores eventos de música eletrônica do país.

Redes sociais – A DJ também utiliza as redes sociais para se expressar sobre preconceitos sofridos por ser uma mulher, preta e transsexual. “Por um lado, isso me trouxe muitas pessoas queridas que me apoiaram. Mas muitos não se interessam pelo assunto e consideram um ‘mimimi’”, conta.

Para ela, é importante que o tema seja cada vez mais dialogado para ser combatido. “Há pessoas que acham que eu sou funcionária de limpeza em festas”, desabafa.

Arte e luta – Luz reconhece que foi por meio da arte que se entendeu como mulher e pertencente a um lugar social. “Foi através do balé que eu comecei a me envolver na música, a me expressar e me identificar como uma mulher. Foi ali a primeira vez em que eu me senti inclusa na sociedade”, conclui ela, que considera necessário haver uma data, como o Dia Internacional da Mulher, para reforçar a luta diária contra o machismo. “É muito importante para nos relembrar o quanto nós sofremos apenas por ser mulheres e a história que carregamos conosco”.

#ParaTodosVerem: Na imagem, a DJ Valentina Luz, uma mulher preta de cabelos trançados, toca durante o Boiler Room de 2022. Ela usa um vestido prata brilhante e aparece com uma perna levantada, enquanto um homem a segura e outras pessoas estão superanimadas.