As diferentes formas de olhar: Arte Urbana – Skate

Share

Giulia Vanni – (2º semestre)

O skate é um esporte radical que surgiu na Califórnia, nos anos 60, em meio a uma brincadeira de surfistas, durante um dia sem ondas. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos da modalidade.

Por volta dos anos 80, foi inventado o ollie, uma das manobras mais clássicas e tradicionais. Em 1984, surgiu a primeira “Skate Part”, um vídeo feito por Stacy Peralta e George Powell, que revolucionou o mercado. Nessa época, o skate tinha fortes ligações com o movimento Punk, mas logo foi substituído pelo Hip Hop e a cultura urbana. Por ser uma forma de expressão, ligada a muitas camadas culturais, o skate é considerado uma forma de arte urbana.

Foi nos anos 90 que o skate ganhou o mundo. Durante essa década, o esporte se encaminhou para a profissionalização. Em 1995, a ESPN criou o X-Games, que é considerado uma das maiores competições de skate, ajudando a limpar a imagem do esporte como “rebelde” e popularizar, tornando-o mainstream. Tony Hawk chamou atenção com diferentes manobras, sendo considerado, até hoje, um dos maiores skatistas da história. Nessa mesma época, surgiu Bob Burnquist, um dos primeiros skatistas brasileiros a serem reconhecidos a nível mundial.

Nos anos 2000, o mercado do skate se fortalece, além de ficar profissional e estruturado. Surgem grandes shows e competições, transmitidas por diversas emissoras de TV, com premiações milionárias. Marcas de roupas voltadas para o skate passam a fazer sucesso, como Volcom, Vans, Element, Dickies, Santa Cruz e muitas outras.

Existem diversos filmes que tratam do esporte com diferentes abordagens, como Kids e Mid90’s. No Brasil, Chorão ajudou a popularizar o skate e levar para diversas camadas da sociedade. Recentemente, foi lançado um documentário que conta a história do cantor, chamado Chorão: Marginal Alado.

No cenário internacional, existem muitos skatistas populares no momento. Os principais são Nyjah Huston e Yuto Horigome. Do Brasil, foram muitos os que fizeram história: Leticia Bufoni, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Karen Jonz, Dora Varella, Isa Pacheco, Kelvin Hoefler, Pedro Barros, Luiz Francisco, Felipe Gustavo, Giovani Vianna, Lucas Rabelo e Pedro Quintas.

Em 2021, durante as Olimpíadas de Tóquio 2020, o skate entrou como esporte olímpico pela primeira vez. Kelvin Hoefler levou a primeira medalha do Brasil na competição, com a prata na modalidade Street. A jovem Rayssa Leal, com apenas 13 anos, também recebeu a medalha do segundo lugar, no Street feminino. Por último, Pedro Barros, um dos principais skatistas da história do Brasil na modalidade Park, também recebeu a prata.