Pelo Mundo ESPM – A arte sem limites de Banksy

Obra mais famosa do artista de rua, Banksy, feita em 2002, em um mural em Londres. Há diversas interpretações acerca da mensagem da obra, umas sendo mais esperançosas do que outras. No fim, a menina e seu balão representam a juventude, sonhos e o amor.

Share

Gabriella Borges – 2º semestre

Banksy é o nome utilizado por um artista de rua britânico que prefere ser conhecido por suas obras e não pelo seu rosto. O mistério em torno da identidade do artista é compensado em suas milhares de obras espalhadas pelo mundo que carregam seu tom sarcástico ao fazer críticas sociais. Sabe-se que ele é filho de um técnico de fotocopiadora e era açougueiro antes de se encontrar na arte e criar obras enigmáticas e sem limites.

A exposição sobre a carreira de Banksy oferece uma videoinstalação feita em 2015 de um projeto temporário e secreto criado pelo artista em Londres, para ser “a versão sinistra da Disneylândia”. Banksy descreve o local como um “parque de entorpecimento impróprio para crianças”. O local possui um mapa e a entrada dele lembra a de um aeroporto. Tudo foi planejado para que o parque fosse visitado por famílias, mas sem a estética dourada e feliz da Disney. Aqui, Banksy oferece uma arte irônica, sombria e que “abraça a brutalidade e criminalidade de baixo nível”

Revisitando as obras do artista, sabe-se que uma das mais recentes foi feita em 2021, utilizando spray em um muro de Londres. Nela, Banksy retrata um presidiário escapando da prisão durante a noite. Acredita-se que o prisioneiro seja uma alusão ao poeta, Oscar Wilde que foi preso após ter seu caso com um homem revelado.

Em 2019, Banksy criou uma coleção chamada “Produto Interno Bruto: A marca de utilidades de Banksy”. O capacete é o destaque da coleção, chamado Met Ball, fazendo referência ao Met Gala, evento anual para celebridades. O objeto representa a autoridade da polícia e a violência percebida ao seu redor, mas também o brilho e glamour da sociedade.

A exposição também tem instalações que proporcionam uma experiência sensorial das obras de Banksy. Em 2020, durante a pandemia, o artista criou arte em seu próprio banheiro, mostrando ratos se divertindo e o bagunçando. No espelho, podemos ver um dos roedores contando os dias para que a pandemia acabasse, fazendo essa instalação se tornar um marco do período em que foi criado.

A próxima escultura foi feita em 2017 utilizando algodão de fibra de vidro e mostra um manifestante se protegendo de gás lacrimogênio. A obra está exposta no Bar de um hotel de arte, chamado Walled Off, que fica em Belém, na Cisjordânia. O local pertence a Banksy e, apesar de oferecer 10 quartos e muita luz solar, é conhecido por ter “a pior vista do mundo”.

 

Ademais, uma das obras apresentadas foi feita em 2011 e consiste em uma escultura feita de ladrilhos de fibra de vidro que denuncia os abusos infantis na Igreja Católica. O artista fez um busto sem uma feição exata e a chamou de “Pecado Capital”.

Já em uma videoinstalação, feita em 2009, é possível ver a obra “Parlamento descentralizado”, a mais conhecida tela de Banksy. Nela, diversos chimpanzés substituem os políticos da Câmara dos Comuns e, atualmente, é usada de referência para exemplificar a crise do Brexit.

Entretanto, não se pode falar de Banksy sem mencionar a obra da menina com o balão feita em 2002, em um mural em Londres.  Essa obra tem interpretações distintas, uma vez que algumas pessoas a veem como um retrato da perda, de uma juventude e inocência que se foram. Já outros consideram que a menina está quase alcançando o balão, escolhendo acreditar na esperança, em um mundo melhor e no amor como força motriz. Em 2014, a obra foi reutilizada pelo artista durante uma campanha que declarava apoio aos refugiados da Síria.

Por fim, são apresentados quatro murais que Banksy fez na Ucrânia em 2022, devido a guerra que devastou o país. Neles, uma criança é vista derrotando Vladimir Putin em uma luta de judô. Em outro há uma ginasta se equilibrando em destroços e outra se apresentando com um colar cervical, reforçando as consequências da guerra. Além disso, há um mural com um homem tomando banho, mostrando como o cotidiano das pessoas foi interrompido durante esse período sombrio.

Dessa forma, essas obras mostram como o olhar e a arte de Banksy vão além do óbvio e que, por meio de ratos, releituras de obras famosas, instalações, vídeos e muito grafitti, uma arte movida a crítica social e a busca pela verdade existe, denunciando as problemáticas ao seu redor com singularidade e êxito.