Exposição de Marc Chagall no CCBB demonstra revolução em formato de cores

Exposição ''Marc Chagall: Sonho de amor'' no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em 02/04/2023.

Share

 Henrique Campos – (1º semestre)

“Eu só precisava abrir a janela do meu quarto e o ar azul, o amor e as flores entravam com ela” – Marc Chagall

A exposição Marc Chagall: sonho de amor, que vai até o dia 22 do mês de maio, apresenta de forma poética a vida do franco-russo que encontrou na arte o seu sustento. A mostra já foi realizada nas unidades dos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), e agora é a vez da cidade de São Paulo.

Com 191 obras do autor, produzidas entre 1922 e 1981, a exposição tem como foco principal contar a trajetória de vida e exibir a obra do pintor Marc Chagall, que marcou as artes no século XX com seu uso revolucionário de cores e formas. A variedade de temas e estilos que Chagall concentrou em suas pinturas ao longo de seus 97 anos de idade é enorme, a variedade de temas e estilos presentes nas pinturas de Chagall é enorme. Apesar de ter presenciado a Revolução Russa, as duas grandes guerras e a consolidação do estado de Israel, o artista russo passou a maior parte de sua vida em Paris, o que teve um grande impacto em sua arte.

A mostra é dividida em quatro andares, cada um apresentando um pouco das diferentes partes e estilos da obra do autor, como a infância e as tradições russas, a representação da fé judaica, o amor – como o título da exposição sugere – e o mundo encantado presente nas ilustrações das Fábulas de La Fontaine – considerado o pai da fábula moderna – todas contextualizadas para facilitar a compreensão da obra. Além das obras, a exposição também permite ao público acompanhar performances de dança na obra ‘Air Fountain’, de Daniel Wurtzel.

O CCBB São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, na região central da cidade e pode ser acessado pelo metrô da linha azul das estações São Bento ou Sé, essa última também é atendida pela linha vermelha.