Pelo Mundo ESPM – Marrocos

Share

Isadora Setubal (2º semestre)

O Marrocos é um país localizado no Norte da África, muito conhecido pelo seu clima e vegetação desértica, além do seu grande destaque na área agrícola e na produção de minerais. Historicamente, o país já foi habitado por povos árabes e berberes, que influenciaram muito na formação cultural. Hoje em dia o Marrocos é uma das principais economias africanas e tem um papel significante na geopolítica.

O turismo no país cresceu muito com o passar dos anos, e as opções de passeios históricos, culinária, museus e atividades culturais são cada vez maiores, mas nesse vídeo o foco é a cidade de Marrakech.

Começando com o deserto, o Marrocos é rodeado por uma grande parte do Saara, mas na cidade de Marrakech Agafy é o único deserto perto, com uma distância de carro de apenas 40 minutos. O programa mais famoso para se fazer lá e passar a noite no deserto, em acampamentos de tendas com uma estrutura para receber vários hóspedes. Os passeios a camelo ou em quadriciclos para conhecer o entorno, também são muito bem recomendados e feitos pelos turistas.

Saindo um pouco de perto da areia temos a cidade, que comporta uma grande população, e é lá que encontramos uma variedade de passeios. Andar pelas ruas vendo as casas históricas e passar pelo mercadão é quase obrigatório quando se visita o país. Eles têm uma grande produção de louças, tapetes e tecidos super coloridos que chamam a atenção de qualquer um que passe por ali. A produção de pães é muito comum nos bairros da cidade, cada casa produz seu pão e manda para assar em um mesmo lugar.

Falando em comida, a culinária é memorável e muito influenciada pela cultura árabe. Dos restaurantes mais tradicionais para os mais modernos é possível comer pratos típicos muito bem-feitos. As pastas, as carnes, os temperos, os doces e o suco de romã são marcantes para qualquer um que visite.

A casa de Yves Saint Laurent virou museu e une a moda e a arquitetura de uma maneira sútil. Aberta para o público, a casa tem muitas inspirações marroquinas na sua construção e decoração. Azulejos azuis, verdes, amarelos e de outros compõem o cenário da residência do antigo estilista. A visitação é marcada principalmente pelo enorme jardim que rodeia o terreno inteiro, te leva para um lugar que parece distante do caos de uma grande cidade.

 

Além da casa de Yves Saint Laurent, o palácio Dar el Bacha, de Pacha Thami (que já governou a cidade) é de tirar o fôlego, composto também por inúmeros azulejos coloridos, o espaço que virou museu tem uma fonte no centro de seu jardim e árvores de laranja. Vale a pena a visita no café que tem lá, pois é possível encontrar cafés de diferentes continentes em apenas um lugar.

 

Além de todos os lugares turísticos, a cidade em si também tem seu charme, e para aqueles que um dia tiverem a oportunidade vale a pena a visitação.