As diferentes formas de olhar: Arte Urbana – Lambe-Lambe

Cartazes lambe-lambe representam elementos da cultura braileira, tais como carnaval e futebol

Share

Karina Lopes – (2º semestre)

A técnica lambe-lambe surgiu no final do século 19 por conta da invenção e proliferação da imprensa. Esse contexto foi muito importante, pois facilitou a disseminação de cartazes contendo informações sobre política, arte e propaganda. Tal fato se dá pois a partir das impressões um número muito maior de trabalhos pôde ser feito e de forma massiva, em um modelo industrial. Esses cartazes impressos eram colocados em locais públicos para que as pessoas pudessem se manter informadas. Nessa época, o mais comum de se ver em lambe-lambes eram anúncios de espetáculos de circo.

Contudo, esse reflexo para o mundo artístico demorou quase 100 anos para chegar. Após o período Pós-Segunda Guerra, surgiram várias manifestações populares contra as atrocidades que haviam acontecido, havia também um forte apoio para os movimentos de Contracultura. Foi então que os artistas de rua se aproveitaram da facilidade que os cartazes traziam de massificar a informação e começaram um movimento cultural utilizando cartazes de lambe-lambe.

A técnica é considerada mais segura para os artistas de rua, pois as artes são produzidas em algum local de preferência do artista e somente depois são levadas ao local de aplicação. Isso tornava o processo mais rápido e difícil de ser visto mesmo em locais com grande movimento, vantagem muito útil para a época em que a prática era ilegal.

Como grandes nomes do lambe-lambe é possível citar Obey ou Shepard Fairey, Swoon e Gaia.

Também é possível encontrar esse tipo de arte na Passagem Literária da Consolação, na Avenida Paulista.