Alunos da ESPM criam blog para discutir a liberdade de expressão

A liberdade de expressão no Brasil – assunto que frequentemente é tema de discussões acaloradas – é o tema do  blog Pravda “Solte a Palavra”, uma parceria da Escola Superior de Propaganda e Marketing com o Instituto Palavra Aberta, e reflete a necessidade de colocar os jovens para discutir o assunto.

À frente do projeto desde maio, os blogueiros Camilla Rocha e Pedro Kastelic, ambos alunos do curso de Comunicação Social da ESPM, irão lançar o blog oficialmente no próximo dia 8 de novembro, apesar de já estar em funcionamento.

Os alunos ainda não têm muitos detalhes sobre o evento – que será na faculdade e aberto a todos os estudantes –,Kastelic adianta que “será  algo mais interativo, com debate, que é a proposta do blog”

A dupla, escolhida entre vários alunos, passou por um processo de seleção, que envolveu uma redação e uma entrevista, e hoje se reúne quase todos os dias no Instituto Palavra Aberta para discutir, escolher e propor pautas que tenham como tema a liberdade de expressão.

Polêmica é o que não falta. De acordo com Camilla, as contestações crescem quando “a questão afeta diretamente a pessoa, passando do limite da honra, comprometendo sua imagem”. Um exemplo é o caso do humorista Rafinha Bastos (afastado do programa CQC, da Rede Bandeirantes, após fazer um comentário considerado ofensivo à cantora Wanessa Camargo), que foi fortemente debatido nas últimas semanas.

Pedro Kastellic e Camilla Rocha com o político Fernando Gabeira

O Pravda vem trazendo assuntos bastante atuais e do cotidiano, como a propaganda da Hope, com a modelo Gisele Bündchen, em que se discute  o uso equivocado do estereótipo da mulher.  A discussão saudável é muito bem-vinda. Contudo, Kastelic tem consciência de que não  basta criar um blog e esperar que as pessoas o acessem, é preciso ir até os leitores. , Ele admite: ainda não  há  muito esforço nesse sentido. Para isso, a dupla pretende usar o Facebook como ferramenta de divulgação, uma vez que quase todos os jovens têm um perfil na rede social.

Mais informações sobre a palestra de lançamento do blog serão divulgadas nos próximos dias no portal da ESPM.

Barbara Souza (1º semestre)