ESPM promove palestra sobre reciclagem de lixo eletrônico

A importância da reciclagem de material eletrônico foi tema de uma palestra organizada pelo Núcleo de Empreendedorismo da ESPM. Alex Luiz Pereira, diretor-presidente da Coopermiti, falou para alunos de terceiro e quarto semestres de administração sobre o funcionamento da cooperativa que fundou com três sócios e hoje se dedica a coleta, triagem e reciclagem de lixo eletrônico descartado por pessoas físicas e empresas.
Durante a palestra, que ocorreu no dia 25 de outubro, Pereira mostrou como é a atuação da cooperativa, que está presente em pontos estratégicos da cidade, como estações de ônibus e metrô.

Ouça o empresário em entrevista ao Portal de Jornalismo ESPM-SP

Pereira, em sua palestra você ressaltou que não obteve muito apoio da iniciativa privada, você acha que a iniciativa privada vai entender que reciclar o lixo eletrônico é essencial ao planeta?

Só na parte de triagem e reciclagem, a Coopermiti possui mais de 60 colaboradores, que são responsáveis por verificar a qualidade do material recebido, reciclando parte do material e gerando renda para a cooperativa.
Pereira destacou ainda a falta de ajuda da iniciativa privada. Por outro lado, a Coopermiti firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, e com isso a cooperativa poderá usar um terreno no bairro da Barra Funda para coletar o lixo eletrônico e instalar pontos de coletas em lugares públicos municipais, como parques e estações de ônibus e metrô.

Ouça os melhores momentos da entrevista que o empresário concedeu ao Portal de Jornalismo ESPM-SP

Com o aumento contínuo da utilização de artigos eletrônicos nos últimos anos pela praticidade que trazem, a Coopermiti está preparada para receber este aumento no processo da reciclagem sustentável?

Com a palestra de hoje, você procura conscientizar o público universitário sobre o descarte de produtos eletrônicos, tendo em vista que eles são grandes consumidores de produtos eletrônicos hoje em dia?

Gustavo Tomazeli (2º semestre)