Alguns setores da economia podem ser beneficiados pela Covid-19

Share

Rafael Saldanha (1º semestre)

Apesar do impacto negativo na economia, como queda nas bolsas de valores e decadência nas atividades comerciais, alguns setores específicos podem se beneficiar com a pandemia do coronavírus. Empresas relacionadas à aviação sofreram grandes abalos e, consequentemente, as importações e exportações, já que vários países fecharam suas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres por causa da Covid-19. Empresas na área de saúde, teleconferência e de entretenimento online, no entanto, estão crescendo, com a crise.

A superintendente executiva de premises e facilities e trade marketing do Banco Santander, Catia Neto, falou sobre o crescimento da demanda de materiais da área da saúde com o cenário atual. “O setor da saúde tem recebido alta demanda no cenário da Covid-19, pelo aumento de atendimento médico e hospitalar que exige. Parte da consequência da demanda partiu de outros setores, como as grandes corporações, que passaram a atuar preventivamente no combate à doença, abastecendo-se de produtos de higienização, desinfecção, equipamentos de proteção individual, os EPIs, e máscaras. A disponibilização desses materiais, e ainda todo um plano de comunicação nas organizações, reforçam os cuidados com a saúde”, explica.

As ações da empresa Clorox, produtora de desinfetantes e alvejantes, por exemplo, cresceram 2,5% na última semana de fevereiro no índice S&P 500, seu maior crescimento na história dentro desse período, segundo a agência Bloomberg.

Empresas de aplicativos de vídeo conferência também estão em alta no mercado. Na primeira semana de janeiro, eles foram baixados 1,4 milhão de vezes. Em contrapartida, na primeira semana de março, eles ganharam 6,7 milhões de novos usuários, segundo a empresa de análises de aplicativos Sensor Tower, um aumento de 380%.

O setor de entretenimento online também cresceu, uma vez que é uma opção para quem está em casa e precisa descontrair assistindo a um filme ou a uma série. A Netflix, por exemplo, teve o preço da sua ação valorizada desde março de 2020. No acumulado deste ano, as ações da empresa tiveram um ganho de 9,2%. Além disso, as mídias digitais ascenderam igualmente, visto que viraram meio de divulgação de trabalhos e produtos e as pessoas utilizam mais as redes, já que agora possuem mais tempo livre ao trabalhar em casa. De acordo com uma pesquisa da empresa Hammerkopf, o uso de redes sociais cresceu 87% no mundo devido às orientações das autoridades de isolamento social.

“O mercado de comunicação ficou mais procurado, devido à muita gente estar trabalhando de casa agora. Com as pessoas tendo uma mobilidade remota, ou seja, não podendo sair de casa, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa situação. As empresas de telecomunicação e tecnologia também estão crescendo muito com isso. Até no mercado de ações, empresas daqui do Canadá, como a Rodgers e a Bell, as ações estão subindo, porque as pessoas estão assistindo mais à televisão, já que ficam mais em casa”, conta William Poloni, associado de investimento do banco canadense Scotiabank.