7º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM/Columbia School

Fotos: Felipe Vaso – (1º semestre)

Henrique Campos Guerra e Luiz Otávio Lopes – (2º semestre)

Foi realizado no último dia 4 de outubro, o 7º Seminário Internacional de Jornalismo, com a já tradicional participação da Columbia Journalism School, uma das mais prestigiadas do mundo.

O tema foi “Cobertura política, desinformação e inteligência artificial: desafios contemporâneos do jornalismo”, o evento ocorreu das 9h às 12h40 na unidade Álvaro Alvim, 123 no campus da Vila Mariana.

A abertura do seminário, contou com a participação de Dalton Pastore, presidente da ESPM, e falas de José Roberto Whitaker Penteado, ex-presidente da ESPM e atual editor da versão brasileira da Columbia Journalism Review, e de Elena Cabral, professora da Columbia University. A apresentação ficou por conta da professora de Jornalismo da ESPM-SP, Cláudia Bredarioli.

A primeira palestra discutiu o tema “cobertura política e desinformação” e contou com a presença de Elena Cabral, Kyle Pope (editor da Columbia University Review) e Patrícia Campos Mello (jornalista da Folha de S. Paulo). A mediação foi feita por Ricardo Gandour (prof. de Jornalismo da ESPM-SP).

A segunda mesa trouxe o tema “inteligência artificial no jornalismo”. Os debatedores foram Aline Sordili (assessora executiva de jornalismo da Record), Antonio Rocha Filho e Edson Capoano (professores de Jornalismo da ESPM-SP).

O encerramento do seminário foi realizado pela coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli. O Seminário Internacional de Jornalismo ESPM/Columbia School teve como objetivo criar um espaço de livre expressão, senso crítico e ideias sobre os avanços do jornalismo no Brasil e no mundo.