Pelo Mundo ESPM – Palacete Rosa

Share

Cecília Carrilho – 2º semestre

O Palacete Rosa, situado no bairro Ipiranga, mais especificamente na Rua Bom Pastor, no número 801, é um casarão histórico que já serviu como residência para uma das famílias mais influentes da elite paulistana, a família Jafet. O espaço foi construído em 1927, como a residência do casal David Jafet e Munira Jafet. Com o tempo, e a morte da família, o casarão já foi habitado como um internato e também como a casa do médium Luiz Antônio Gasparetto, que realizou algumas reformas no local. Atualmente, o Palacete Rosa serve como um lugar para realizar eventos como festas e casamentos.

A partir das reformas realizadas por Gasparetto, a restauração do local seguiu seu projeto inicial, resgatando a beleza original do casarão com poucas alterações e mantendo uma arquitetura eclética.

A arquitetura do casarão é predominantemente mourisca, com diversas influências árabes observadas tanto no exterior quanto no interior do Palacete Rosa. Na parte de fora do espaço já se nota essa arquitetura em suas colunas, relevos e arcos árabes

Ao entrar no local, é possível perceber diversos detalhes presentes no hall de entrada, que representam a arquitetura eclética e se assemelham aos interiores de mesquitas do Oriente Médio. Ao adentrar ainda mais o casarão, repara-se em outros detalhes, pinturas e colunas presentes.

Além desses espaços internos e externos, outro lugar especial da casa é o terraço com a presença do minarete, que proporciona uma vista única do bairro Ipiranga.

O Palacete Rosa também possui diversas características e elementos vindos da arquitetura francesa. Um desses principais elementos é o vitral feito na França, que ilumina o hall de entrada. Fora esse vitral, ainda é possível encontrar outros vitrais franceses espalhados pelo palacete, que iluminam diferentes áreas do estabelecimento, como a sala de jantar e a escada principal.

O casarão foi tombado como patrimônio histórico em 1991, e ao ser comprado pela empresa “Evento Perfeito”, em 2021, o local apresentou poucas modificações, respeitando o tombamento e a preservação da cultura do local.

Atualmente, é possível agendar visitas gratuitas e eventos no Palacete Rosa, conseguindo visitar o passado do local e desfrutar de um pedaço importante da história paulistana. Além disso, o casarão foi recentemente palco da famosa série “Cidade Invisível”, servindo de fundo para diversas cenas.