Bairros da cidade de São Paulo afetados pelo apagão. Montagem: Leo Roberin.
Yasmin Ianoni (1º semestre)
Na sexta-feira (11/10), a cidade de São Paulo foi atingida por uma tempestade com fortes rajadas de vento, causando a queda de energia em algumas regiões da metrópole.
De acordo com levantamento da concessionária de energia da cidade, a Enel, na noite de sexta-feira, mais de 2,1 milhões de residências ficaram sem luz. O quadro permaneceu assim até a manhã de sábado (12/10) em 1,6 milhões de endereços.
“Ficamos quatro dias sem energia, perdemos alimentos, meu filho teve dificuldades para trabalhar, fora outros transtornos”, relatou Mônica Moura, 51 anos, moradora da Vila Prel, Campo Limpo. “Meu prédio tem alguns cadeirantes, então tivemos que colocar geradores para que essas pessoas pudessem se locomover. Tentamos entrar em contato com a ENEL várias vezes e não tivemos nenhum retorno, a resposta é sempre a mesma: já estamos providenciando equipes”, comentou Mônica.
Em outra região da grande São Paulo, Chácara de Santo Antônio, em Santo Amaro, moradores relatam outros problemas devido a falta de luz. “Chegando em casa, meu prédio também estava sem luz, porque o gerador quebrou. Fiquei sem luz até às 20h de sábado. Mas precisava estudar, então fui até Moema na casa do meu amigo,fiquei lá a tarde inteira estudando e depois fui pra casa”, disse Pedro Tonello, 18 anos, estudante.
Alguns municípios da região metropolitana, como Osasco, também foram impactados pela queda de energia. “A luz acabou sexta de noite e voltou só as 19h de sábado”, disse Gabriela Guanabara, 18 anos, estudante. “No dia anterior, nós tínhamos feito uma janta de aniversário pra minha mãe e acabou estragando por causa da energia”.
Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, estipulou um prazo de três dias para a concessionária solucionar os problemas.
Até o momento desta publicação, 3,7 mil pessoas continuam sem acesso a energia, segundo a Enel, devido a uma chuva moderada que levou a uma nova onda de apagões em alguns bairros, no último sábado (19).
Em seu último depoimento oficial, a empresa afirmou que segue trabalhando para restabelecer a energia para aproximadamente 74 mil clientes na Grande São Paulo, e informou que as ocorrências reportadas por seus clientes nos dias 11 e 12/10 já foram atendidas.