SPFW e Fashion Business agitam moda de SP

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Marcas brasileiras mostram novas coleções na 58° São Paulo Fashion Week. Foto: Sofia Florentino

Sofia Florentino – 2° semestre

Entre os dias 14 e 21 de outubro, a maior semana de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week (SPFW), expôs as coleções de designers e marcas brasileiras que representam a moda de luxo nacional. De Ateliê Mão de Mãe e Dendezeiro à Alexandre Herchcovitch e Angela Brito, o luxo e a elegância foram temas essenciais nos desfiles. Com homenagens à cultura brasileira e o propósito de ser uma incubadora de moda, a SPFW é uma cápsula de seu tempo e um passo para marcas pequenas.

O Parque Ibirapuera e o Shopping Iguatemi foram as sedes das passarelas dessa temporada. Com curadoria de Renato de Caro, o tema da 58° edição foi “As joias da rainha”, que homenageou a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, considerada uma das lendas vivas da moda brasileira. Segundo as informações liberadas pela SPFW, seus investimentos superam 1 bilhão de reais e o evento já recebeu cerca de 3 milhões de pessoas. 

Grande parte dos convidados da São Paulo Fashion Week são estilistas, stylists, jornalistas, compradores de moda, fornecedores têxteis, modelos, fotógrafos, celebridades e influenciadores. Esse ano não foi diferente: Jade Picon, Marina Sena, Wanessa Camargo, Malu Borges e Maya Massafera foram algumas das celebridades mais comentadas na semana. Sena e Massafera chegaram a desfilar para as marcas Ateliê Mão de Mãe e Walério Araújo, respectivamente. 

Ao todo, 40 marcas compartilharam suas coleções, com estreia das marcas Normando e Dario Mittman. O primeiro desfile foi da marca de Alexandre Herchcovitch e o encerramento de Fernanda Yamamoto. 

Veja a seguir fotogaleria do SPFW:

Primeira palestra do Fashion Business conta com figurinista de As Patricinhas de Beverly Hills

Sofia Florentino – 2° semestre

“Eu tiro minha inspiração da comida, das flores laranjas nas árvores e das cores que eu vejo”. A figurinista Mona May foi a primeira convidada do núcleo estudantil Fashion Business, que foca no mundo da moda dentro da ESPM. Os membros do núcleo a trouxeram  para uma palestra no dia 22 de outubro no Auditório Civita da ESPM-SP. 

Conhecida por filmes como Encantada (2007), Romy and Michele (1997) e A Casa das Coelhinhas (2008), May foi responsável por um dos figurinos mais icônicos do cinema, em As Patricinhas de Beverly Hills (1995). Citado como uma das vestimentas mais memoráveis, o terno amarelo da personagem Cher (Alicia Silverstone) marcou gerações e já foi referenciado por inúmeras celebridades, como Kim Kardashian, Sabrina Carpenter e Taylor Swift. 

Sobre esse figurino, Mona May contou que não foi uma escolha fácil: ela tinha gostado de um terno azul e outro vermelho mas, durante as provas de figurino com Alicia Silverstone, o amarelo se provou a melhor escolha. De acordo com May, “Não era o que eu imaginava, pois loiras e amarelo não combinam muito, mas ela parecia um raio de sol”. 

O processo criativo de Mona se torna mais desafiador a cada filme. Segundo ela, é preciso conhecer o personagem para estilizá-lo, então a leitura do roteiro e conversas com o diretor do filme são essenciais. Ela também enfatizou a veracidade que um guarda roupa precisa demonstrar, pois “eu não vestiria um personagem com marcas de luxo se eu sei que ele não tem condições de comprá-las”. 

A mistura entre animação, live action e CGI foi o maior desafio de sua carreira. Em Encantada, Mona May navegou as áreas do audiovisual e criou um figurino e identidade visual coesos durante toda a produção. No começo animado do longa-metragem, ela criou os designs e, após a mudança para a “vida real”, trouxe os vestidos brilhantes e espalhafatosos à vida. Ela lembra que, para a criação do vestido de Ella, personagem da atriz Amy Adams, “foram exigidos metros e metros de tecido para que o vestido pulasse da animação para sua versão em live action”. 

A maioria dos figurinistas são mulheres e, segundo Mona, esse é o motivo da diferença de pagamento entre os indivíduos que trabalham por trás das câmeras. Ela defende que, embora o tratamento nos sets de filmagem seja o mesmo, seus colegas homens são mais bem pagos. May se mostrou chateada com essa realidade e defende que esse problema deve ser resolvido e que figurinistas devem ser mais bem pagos.

A estudante da ESPM-SP e coordenadora de projetos do núcleo Fashion Business, Júlia Paulino, contou que uma pessoa internacional e de grande nome no mercado da moda e cinema ter concordado em participar da palestra significou uma boa inauguração do núcleo. Ela conta que a principal mensagem que a figurinista passou foi a importância da autenticidade.  “Foi incrível saber que se você for você mesma, você chega aonde você quiser”, ressalta a aluna.

Mona May também deu dicas para os jovens presentes na palestra. Ela contou sobre seu processo de meditação para alcançar seus objetivos e ressaltou a relevância que fazer estágios e correr atrás de seus sonhos têm em uma carreira. May terminou a palestra contando sobre suas experiências no Brasil e reforçou que estará no Shopping JK Iguatemi na quarta-feira (23) em uma palestra para o projeto Iguatemi Talks às 9h30.