1ª Noite Multimídia destaca projetos dos alunos de jornalismo

Share


Um dos eventos mais importantes do semestre para o curso de Jornalismo aconteceu na noite de terça feira, 18 de fevereiro, no auditório Renato Castelo Branco. A 1ª Noite Multimídia reuniu alunos, professores e convidados para serem apresentados aos novos produtos da Agência de Jornalismo ESPM. O professor e diretor acadêmico, Ismael Rocha, abriu o evento, falando um pouco sobre cada um dos projetos. O professor Ismael reforçou a preocupação com a inovação e a obrigação que a ESPM tem em trabalhar com todas as plataformas.

A coordenadora do curso de jornalismo da ESPM-SP, Maria Elisabete Antonioli, ressaltou, durante a 1ª Noite Multimídia, sua satisfação com a realização do evento. Ela cita o desenvolvimento do curso, e espera que outros eventos como o da noite do dia 19 de fevereiro possam acontecer. “Os produtos e projetos lançados estão em processo de evolução, e com o potencial de reconhecimento na grande mídia”, finaliza Antonioli.

 

A professora Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de jornalismo, na 1ª Noite Multimídia. Foto: Nadjine Hochleitnier.

 

A estudante Marina Bianchi, estudante do primeiro semestre de jornalismo, conta que ficou impressionada com a estrutura e a capacidade do evento. “A ESPM é uma faculdade que investe muito nos cursos dela. Eu escolhi fazer jornalismo exatamente pela existência destas oficinas que eu conheci quando vim visitar a instituição.”, disse Marina.

A opinião sobre a faculdade se mantém com Claudia Costa, que cursa o 3º semestre. “O evento foi muito interessante, principalmente o documentário. A ESPM é uma faculdade que investe o dinheiro vindo das mensalidades em estrutura e bons professores”.

Portal de Jornalismo

O layout da página do Portal foi atualizado e modernizado. Segundo o professor Paulo Ranieri, responsável pelo Portal, o novo design ficou mais intuitivo e navegável. “Os leitores olham e sabem onde procurar as informações e para onde serão direcionados ao clicar em alguma parte”, afirma Ranieri.

O Portal passa ainda a ter grande interatividade com os outros produtos da Agência. “Há uma parte especial para outros produtos, para a revista Plural e as fotos do grupo de Fotojornalismo”, completa o professor.

Fotojornalismo

Durante o evento foi realizada uma exposição com fotos dos alunos da disciplina de Fotojornalismo. Com o tema “Protestos”, o desafio dos alunos foi, pela primeira vez, fazer uma pauta quente, ou seja, estar presente nos protestos enquanto tudo acontecia. “Nossa preocupação sempre foi com a segurança do aluno. Quando decidimos trabalhar com as manifestações, orientamos os alunos sobre como se posicionar e agir em situações de conflito para não haver nenhum problema e ainda produzir material de qualidade”, afirma Erivam de Oliveira, professor responsável pela exposição.

Revista Plural

A mais nova edição da Revista Plural, laboratório experimental para os alunos de Jornalismo trouxe em pauta o mesmo tema da exposição de Fotojornalismo: os protestos. Segundo o professor Renato Essenfelder, responsável pela revista, o amadurecimento e reconhecimento do curso abriu espaço para a ousadia e a inovação. “Começamos com temas menos complexos, dentro de nossa área, como internet e rádio, mas nesta última edição arriscamos um tema muito mais complexo e polêmico, os protestos, que ninguém sabe onde ia dar nem como vai continuar”, afirma Essenfelder.

Em entrevista ao Portal, o professor afirmou que a próxima edição deve ser a mais polêmica da história. “A quinta edição da revista terá como tema os Direitos Humanos, abordando, por exemplo, esta nova onda de justiciamento que está ocorrendo no Brasil, a homofobia, o racismo e a xenofobia”.

Documentário

A oficina de documentários da ESPM de São Paulo abordou os 10 anos de falecimento do Alto Comissário das Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello. Os alunos, liderados pelo professor Sílvio Barbosa, escolheram a forma mais difícil para se criar um documentário. “Eles optaram por não usar narração, a voz em off, tendo que, depois da entrevista, achar o momento perfeito para o corte, a hora exata para amarrar uma fala na outra”, afirma Silvio Barbosa.

Durante a produção do documentário, os alunos entrevistaram pessoas destacadas, como o Nobel da Paz, José Ramos Horta, e fizeram várias viagens, inclusive para o Rio de Janeiro para gravar e entrevistar.

Aplicativo de esportes radicais

As estudantes que criaram o aplicativo de esportes radicais subiram por último ao palco para apresentar o produto, criado pelo site Fábrica de Aplicativos. Os vídeos foram filmados com uma câmera GoPro. Além disso, são escritos textos sobre locais para este tipo de prática, e selecionados os melhores vídeos no Youtube sobre o assunto.

 

Rafael Costa (2º semestre) e Pedro Rodrigues (1º semestre)