Blocos de rua invadem a capital paulista no carnaval 2014

Share

 

Desfile de rua da banda Gueri-Gueri em 2000. Foto: divulgação na página oficial em rede social.

 

O pré-carnaval já começou a tomar as ruas de São Paulo, e nessa época do ano serão realizados mais de 180 desfiles de blocos de rua espalhados por todas as regiões da cidade. O destaque desta quinta-feira (27) é o bloco A PUC Que Te Pariu, voltado para o público jovem, com concentração às 18h na Rua Ministro Godói, em frente à Pontifícia Universidade Católica.

Na sexta-feira, o Bloco 77-Os Originais do Punk trará os clássicos do punk rock nacional em versão marchinha. A concentração será na Rua Simão Alvares esquina com a Rua Cardeal Arco-Verde, às 20h.

A atração de sábado (29) será o bloco João Capota na Alves, que sairá às ruas pela sétima vez. A concentração será no Viaduto do Metrô Sumaré, às 11h.

No último sábado (22) a banda Gueri-Gueri voltou às ruas depois de dez anos afastada. O bloco já chegou a reunir 35 mil foliões.

Para organizar a folia nas ruas, o prefeito Fernando Haddad assinou um decreto regulamentando os desfiles, proibindo, por exemplo, a utilização de cordas, correntes, grades e outros meios de segregação do espaço que impeçam a livre circulação do público.

Além disso, a prefeitura de São Paulo criou um site para o reconhecimento e cadastramento dos blocos. No site é possível ter acesso a todas as informações dos desfiles, como data e endereço, além de um pouco da história de cada bloco.

O site de cultura e entretenimento Catraca Livre lançou o Samba em Rede, que, além de trazer informações do carnaval em São Paulo e no Rio, também fala sobre o samba brasileiro, shows, músicas e entrevistas com famosos sambistas, além de um aplicativo chamado Carnaval de Rua 2014, gratuito, que pode ser baixado pelo site.

Ana Maksoud (1º semestre)