“A Igreja é um ponto de convergência entre as pessoas”, afirma padre

Share

A Paróquia tem trabalhado para conscientizar a comunidade da Vila sobre o tráfico humano. Foto: Renata Mendes

“Muita gente se reúne aqui não apenas para rezar, mas para se divertir também”, relata o pároco Mário Pizetta, da Paróquia Santo Antônio de Loioila, na rua França Pinto. Ele se orgulha em dizer que o centro religioso é um onde as pessoas se encontram.

Pizetta conta também que a igreja coordena atividades para o encontro das pessoas. Exemplos disso são as aulas de música para crianças, cursos de computação e ginástica. Para o padre, essas ações são complementares ao trabalho cristão.

Outro serviço realizado pela Paróquia é a orientação de pessoas. “Nós atendemos, só hoje, seis famílias pobres. Aconselhamos a sair da rua, encaminhamos para realizarem algum serviço remunerado e sair desse universo”, afirma, contabilizando as atividades de um dia útil. Pizzeta relata também que a igreja fornece alimento a essas famílias carentes.

Além disso, o padre explica que, por meio de campanhas, a Paróquia Santo Inácio de Loiola consegue unir a população a favor de suas causas. “Em agosto do ano passado, realizamos projetos para arrecadar dinheiro para três instituições de caridade”, diz. Cartazes, boletins mensais e avisos durante as missas são exemplos de meios de mobilizar a comunidade, segundo ele.

Tráfico humano

A Campanha da Fraternidade deste ano tem o objetivo de alertar a população sobre o tráfico humano. “Mostramos os números absurdos de pessoas que são enganadas”, alerta. Segundo o padre, a igreja está fazendo uma conscientização para a comunidade da Vila Mariana tenha sensibilidade e se comprometa com essa causa. “Nosso papel é conscientizar, à luz da mensagem de Cristo, que ele queria um mundo novo. Essa é a nossa preocupação”.

A Paróquia possui três centros de juventude. Vale lembrar que esses locais atendem apenas crianças e adolescentes carentes. Formando cidadãos é um deles, que se localiza na rua Coronel Lisboa, na Vila Mariana, e atende cerca de setenta pessoas. “Outro projeto, que tem dez anos de existência, está na Freguesia e já atendeu mais de duas mil crianças carentes”, ilustra Pizetta.

 

Serviço

Paróquia Santo Inácio de Loiola

Missas: segundas a sextas-feiras, às 7h30 e 18h; sábados, às 8h e 16h e domingos, às 8h, 10h, 11h30 e 18h

Confissões: de terça a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h

Grupo de orações: toda terça-feira, das 19h ás 20h30

Curso de formação: 1° quinta-feira do mês, das 19h às 20h30

Adoração ao Santíssimo: 1° sexta-feira do mês, às 8h e às 19h

 

Renata Mendes (1º semestre)