CARREGANDO

O que você procura

Campus Geral

Alunos da ESPM-SP participam da Semana do Processo Seletivo

Compartilhar

 

Semana do Processo Seletivo na ESPM-SP. Foto: Bianca Gomes.

Semana do Processo Seletivo na ESPM-SP. Foto: Bianca Gomes.

 

O Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos (DAGR-ESPM), em parceria com a ESPM Jr, promoveu, na segunda-feira (20), um bate-papo destinado aos alunos da faculdade que pretendem iniciar uma carreira profissional. O evento faz parte da “Semana do Processo Seletivo”, e teve como finalidade discutir o comportamento dos alunos em entrevistas de emprego, assim como as relações dentro do ambiente de trabalho. Participaram do bate-papo três convidados de grandes empresas: Mariana Engelman (Ambev), Denis Massani (DM9) e Eduardo Migliano (99Jobs). Os convidados conversaram com os alunos sobre suas respectivas trajetórias no mercado de trabalho, relatando as dificuldades na escolha da vida profissional.

Mariana Engelman relatou que, em sua trajetória, teve dois grandes obstáculos: a mudança repentina do curso de Medicina para o curso de Relações Internacionais, e a escolha do trabalho. Ela precisou passar por quatro trabalhos (consulado do Paraguai, Petrobras, Lojas Americanas e Ambev) para, enfim, descobrir o que realmente gosta de fazer. Hoje, ela trabalha na área de Recursos Humanos (área na qual jamais imaginou atuar) na Ambev, e é responsável por toda diretriz de recrutamento e seleção da empresa. Sobre a importância da faculdade em sua carreira, afirmou: “com certeza o que eu aprendi na faculdade, de uma forma mais gerencial, eu aplico na minha função”.

Já com Eduardo Migliano foi diferente. O ex-aluno de propaganda e marketing da ESPM-SP contou aos alunos que seu processo pela busca de uma trajetória profissional foi substancialmente influenciado por suas atuações durante o ensino superior. “Eu era o cara que estava sempre levantando a mão para ver o que eu podia fazer a mais. Fiz muita coisa na época da faculdade: três intercâmbios, três estágios, participei do Centro Acadêmico da Jr, da AIESEC. Eu estava vivendo o ecossistema”, comentou. Eduardo buscou por trabalhos que seguissem seus valores e ideais, e por esse motivo, hoje, é um dos fundadores da empresa 99jobs.  Segundo Eduardo, “O currículo dos jovens agora é muito mais de ‘mochilar’ nas empresas do que, de fato, fazer uma carreira nas empresas”.

Denis Massani contou sobre seus primeiros trabalhos e suas primeiras experiências pelo mundo, sempre com foco na área administrativa. Trabalhou em Recursos Humanos, no Anglo, e depois disso fez administração hoteleira. Nunca chegou a trabalhar em nenhuma área operacional de hotelaria. Massani revelou que nunca estagiou, mas hoje vê a importância do estágio, e recomenda aos alunos fazê-lo, pois é uma oportunidade de conhecer melhor a profissão. Hoje, trabalha como consultor de RH da DM9DDB: “Eu não me vejo, não, trabalhando na publicidade hoje. É muito gratificante estar onde estou hoje”. Massani ainda deixou um recado aos alunos de Comunicação interessados na empresa: “seria muito prazer ter vocês no processo seletivo pra começar uma carreira nova”.

Semana do Processo Seletivo ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro. Alem dos convidados da Ambev, DM9 e 99jobs, ocorreu um workshop envolvendo a montagem de currículo, alem da presença de outros convidados como a Cristina Polido, Socia-diretora na Veralana, e Leopoldo Gottardi, Socio-diretor na fastmarcas.com. O workshop e os bate-papos ocorreram no período da tarde e da noite, nos auditórios da faculdade.

Bianca Gomes (1 semestre)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *