A Linha Azul do Metrô da capital paulista, denominada originalmente Linha Norte–Sul condiz ao trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída do metrô paulistano, as obras se iniciaram em 1968 e sua inauguração foi em 1974. A Linha Azul do Metrô de São Paulo também foi a primeira linha de metrô do Brasil.
Após o fim das obras a operação da Linha Azul se iniciou em 14 setembro de 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no começo os trens funcionavam apenas de segunda a sexta, das 9h até às 13h. Este dia também ficou marcado como a inauguração do metrô de São Paulo, que contou com a presença até do Presidente do Brasil na época Emílio Garrastazu Médici. No início o sistema metroviário era de responsabilidade municipal. Atualmente, é do Governo do Estado.
Em 1975 foram inaugurados outros dois trechos, o trecho Vila Mariana até Liberdade e Liberdade até Santana. Nesta época a Linha Azul funcionava com 19 estações e 17 quilômetros de trilhos. No início do ano de 1979 a Linha 1 começou a se interligar com outras linhas do metrô, as famosas baldeações. Com a Linha Vermelha em 1979 na estação da Sé, com a Linha Verde em 1991 na estação Paraíso, com a Linha Amarela em 2011 na estação da Luz e a baldeação com a Linha Lilás em 2018 na estação Santa Cruz.
Desde 1998 até os dias de hoje a Linha Azul é constituída por 23 estações sendo algumas delas: Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tiete, Tiradentes, Luz, São Bento, Sé, Japão-Liberdade, Ana Rosa, Paraíso, Vila Mariana, Santa Cruz, Conceição e Jabaquara. Circulando 58 trens em de 20,2 quilômetros de trilhos. O horário de funcionamento é de domingo a sexta das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.