Arte invade São Paulo
Compartilhar
A SP-Arte é uma feira anual que ocorre no primeiro semestre do ano, geralmente em abril ou maio. Em 2018, ela aconteceu na semana do dia 08, começou na quinta (11) e terminou no domingo (15). A exibição foi no Pavilhão da Bienal que fica localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
O evento reúne galerias de arte, que expõe seu acervo, por isso há uma grande variedade de quadros e estilos. Por exemplo, o dono de uma mesma galeria pode expor um quadro de Bandeira e um do Di Cavalcanti.
A feira conta com mais de 2 mil obras emprestadas por mais de 160 expositores, nacionais e internacionais. As galerias estão dividas em três partes: Geral (108 galerias), Solo (16 galerias) e Reportório (13 galerias). Esse ano, houve a exposição de editoriais (expositores) e, pelo terceiro ano consecutivo tinha uma parte de design (33 expositores) e 10 museus, tal qual a Pinacoteca. Para finalizar, ocorrem cinco performances de artistas diferentes.
No dia da preview, o Pavilhão estava repleto de pessoas que, nem sempre, entendiam sobre arte. Algumas só estavam lá pelo prazer de passear e conhecer o lugar. Por ser um evento de grande porte, atraí muitos estrangeiros.
Algumas obras expostas eram de pintores já considerados clássicos como Tarsila do Amaral, Antônio Bandeira, Cândido Portinari e Emiliano Di Cavalcanti. Outras, já eram contemporâneas, trazendo obras dos Gêmeos e Argentino Leon Ferrari.
Eventos como esse, além de convidarem brasileiros e estrangeiros para terem contato com obras importantes de pintores mundialmente conhecidos, também movimentam a economia, pois os hotéis ficam mais cheios e os restaurantes têm mais procura.