Debate reforça a atuação da sociedade civil em educar para a mídia
Compartilhar
Terceira mesa do 1º Encontro Internacional de Educação Midiática focalizou o papel desempenhado por organizações civis – Foto: Marina Andrade Melo
Marina Andrade Melo (1º semestre)
Como as organizações da sociedade civil atuam pela educação midiática. Este foi o tema das discussões realizadas no início da tarde do dia 25 de maio, durante o 1º Encontro Internacional de Educação Midiática, que ocorreu no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. Na ocasião, foi mostrado como a questão interfere nas desigualdades mundiais e que estratégias podem ser adotadas para a implementação de programas dessa natureza.
A mesa contou com as exposições de Michelle Ciulla Lipkin, dos Estados Unidos, que pertence à National Association for Media Literacy Education (NAMLE); Felipe Gouvea, do Brasil, representante do YouTube; Sofia Peters, da Colômbia, coordenadora de projetos do laboratório Movilizatorio; e, por fim, Paolo Celot, da Itália, secretário-geral da European Association for Viewers Interests (EAVI). A mediação esteve sob a responsabilidade de Alexandre Le Voci Sayad, membro do International Council for Media Literacy e copresidente da aliança internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) dedicada à educação midiática.
Os palestrantes mostraram que a educação midiática está sendo praticada no ensino superior, de forma institucional, e fomentada por bolsas de estudo. O resultado do investimento das organizações civis são serviços voltados para a população e que estimulam o senso crítico, como bibliotecas públicas e centros comunitários.
“É o conjunto de habilidades necessárias para acessar, analisar, avaliar, criar e usar de modo crítico os meios informativos e de comunicação”, reforçou Ciulla. Além disso, segundo ela, o intuito desse conjunto é ajudar as pessoas a desenvolverem o hábito de questionar e a capacidade de serem comunicadoras efetivas e cidadãs ativas.
Para os debatedores, a educação midiática é um tema que precisa ser discutido tanto na esfera governamental quanto no setor produtivo.
#ParaTodosVerem: Cinco pessoas, três homens e duas mulheres, estão sentadas em um palco. Atrás delas, há um telão de fundo branco onde está projetada a temática da palestra. À direita, há um banner com o tema do evento e as bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil.