CARREGANDO

O que você procura

Campus Geral

Jornada de Jornalismo discute segurança, trânsito e cobertura da cidade

Compartilhar
JORNALISMO

Evandro Spinelli, da Folha, e César Camasão, do Agora. Foto: Giovanna Romanato

 

A ESPM-SP organizou, de 24 a 26 de setembro, a 1° Jornada de Jornalismo. Durante os dias de evento, temas como segurança, trânsito e cobertura da cidade foram abordados em palestras abertas à participação dos alunos.

Segurança
Para marcar o início das atividades, um debate sobre segurança em São Paulo foi realizado no dia 24 com a participação do jornalista e repórter da Rádio Bandeirantes Cláudio Junqueira, do repórter fotográfico do jornal O Globo Marcos Alves e, também, do especialista em segurança e assessor técnico da Secretaria Municipal de Segurança Urbana César Alves Ferragi. Da segurança do Brasil na Copa do Mundo à desmoralização da Polícia Militar (PM) pelos criminosos, a palestra proporcionou aos alunos de jornalismo da ESPM-SP a oportunidade de refletir sobre o assunto. “Quando incorporam a voz do cidadão, as forças de segurança constroem uma parceria muito grande”, disse Ferragi. A questão do crime e da sua relação direta com a Polícia Militar (PM) também foi colocada em debate. “O crime passou a entender como o Estado funciona’’, afirmou Cláudio Junqueira. No vídeo a seguir, o jornalista fala sobre o risco que o profissional de comunicação corre na prática diária do jornalismo investigativo. Confira:

Trânsito
O segundo dia de jornada foi marcado por uma palestra com a presença de Pétria Chaves, apresentadora e repórter da Rádio CBN, e de Marcos de Sousa, jornalista da ONG Mobilize. Os convidados trouxeram à tona o debate sobre o trânsito, um dos problemas que mais incomodam o brasileiro. “Todas as capitais estão parando, e a questão da mobilidade se tornou motivo de preocupação geral”, afirmou Marcos.
Pétria defendeu os caminhos alternativos que a cidade proporciona, tanto no meio do transporte como no lazer. Para ela, os cidadãos devem tentar aproveitar ao máximo o que possuem à sua volta sem recorrer ao carro.

Cobertura da cidade
Os estudantes da ESPM-SP também puderam conhecer os principais aspectos e desafios da cobertura jornalística da capital paulista na terceira palestra da Jornada de Jornalismo. Para falar sobre o tema, foram convidados o chefe de reportagem do jornal “Agora São Paulo”, César Jesus Camasão, o professor da ECA-USP e especialista em jornalismo alternativo e popular Denis de Oliveira e, também, o jornalista da “Folha de S. Paulo” Evandro Spinelli.
No debate, foi apontado que o abuso da internet nas redações faz com que o repórter de cidade saia menos às ruas, impedindo, assim, um contato mais próximo humanizado entre o jornalista e a sociedade. “O papel de quem cobre os assuntos mais complexos é o de simplificar o conteúdo para o leitor”, argumentou Spinelli. Os convidados também debateram sobre como desenvolver coberturas diferenciadas para temas como saúde, educação, transporte e política, sempre levando em conta as características do público-alvo.

 Giovanna Moreira Hueb (1° semestre)

Jornada de Jornalismo termina com debate sobre cobertura jornalística

As eleições municipais e a cobertura jornalística estiveram entre os assuntos discutidos na última palestra da 1ª Jornada de Jornalismo, que aconteceu no dia 26 de setembro na ESPM-SP. Com a participação de Cesar Jesus Camasão, jornalista do Grupo Folha e chefe de reportagem do jornal Agora São Paulo, Dennis de Oliveira, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e especialista em jornalismo alternativo e popular, e Evandro Spinelli, jornalista da Folha de S.Paulo, o bate-papo foi mediado pelo professor da ESPM-SP Renato Essenfelder.

A Jornada abriu espaço para discussões sobre diversos temas ligados à cobertura jornalística da cidade de São Paulo. Os convidados debateram as diferentes formas de abordar um tema a fim de atingir a sociedade. “O papel do jornalista é fazer com que as coisas herméticas cheguem de forma mais simples [ao público]”, afirmou Camasão.
Ainda sobre as dificuldades de se realizar uma cobertura, Camasão argumentou que o espaço dos jornais está cada vez menor e que atrair o leitor para assuntos mais complicados não é uma tarefa fácil.

As eleições municipais também foram abordadas no bate-papo. Segundo Evandro Spinelli, o desafio da imprensa é fugir do declamatório dos candidatos. “Cabe aos jornalistas buscar os dados, mas é difícil”, argumentou.

Para discutir os diferentes aspectos de cobertura, o professor Dennis de Oliveira falou sobre o projeto “Fogo no Barraco” – tentativa de investigação dos incontáveis incêndios que acontecem nas favelas paulistanas. O blog monitora os recorrentes incêndios em favelas da cidade, localizadas principalmente em áreas de grande especulação imobiliária. O professor comentou ainda sobre o projeto mantido por ele e pelos alunos do curso de Jornalismo da USP. “Pegamos um tema atual e vamos até a favela próxima ao campus, para perguntarmos sobre ele e observá-lo do ponto de vista da comunidade”, explicou Dennis de Oliveira.
A falta de profundidade nos assuntos abordados nos jornais e a necessidade de levar à prática a máxima de que “lugar de repórter é na rua” foram unanimidades durante a discussão. Segundo Cesar Jesus Camasão, ir às ruas “engrandece os repórteres”.

Giovanna Mazzeo (2° semestre)

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet