CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

NFL deve promover jogo no Brasil

Compartilhar

Gustavo Zachary (1º semestre)

A audiência da NFL (National Football League) cresce a cada ano no Brasil. O último Super Bowl entre New England Patriots e Los Angeles Rams teve uma audiência 40% maior em relação a final do ano anterior. O jogo foi transmitido em 113 salas de cinemas em 59 cidades diferentes.

Devido ao aumento da popularidade, a NFL trabalha com a possibilidade de trazer um jogo da liga para o Brasil. Mesmo com o grande interesse da NFL, a iniciativa partiu da prefeitura de São Paulo, que convidou Akash Jain, vice-presidente de desenvolvimento internacional comercial da liga, para conhecer a Arena Corinthians, o Allianz Parque e o Estádio do Pacaembu. Os locais já foram palcos de grandes eventos, como os jogos olímpicos, e shows grandiosos como de Justin Bieber e Paul McCartney. Dentre os três, o estádio preferido para receber o jogo foi a Arena Corinthians, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

 

O surgimento do futebol americano

O rúgbi e o futebol dominavam a Inglaterra, e os esportes chegavam até os Estados Unidos por meio de alunos de famílias ricas, que iam ao país britânico para estudar. Tanto o futebol quanto o rúgbi se espalharam pelo país, mas ainda não tinham uma regra definida.

Então, três grandes universidades americanas, Harvard, Columbia e Princeton, se reuniram para criar uma regra universal para o jogo. Assim surgiu o futebol americano (FA).

No Brasil, o esporte surgiu nas areias do Rio de Janeiro, com estudantes jogando o chamado “Beach Football”, em 1986. O primeiro time de FA do país surgiu em 1991, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, o Joinville Blackhaws.

 

O flag football

O flag football nada mais é que uma modalidade do FA, só que ao invés do contato para derrubar o adversário e parar o jogo, os jogadores precisam puxar uma bandeira que cada jogador carrega na cintura, que, quando puxada, a jogada é paralisada. O esporte se popularizou no país nas areias do Rio de Janeiro.

 

Campeonatos no Brasil

O primeiro campeonato brasileiro de FA era chamado de Liga Brasileira e começou em 2010. Na época, oito times participavam do torneio. Em 2012, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) foi oficializada, e o torneio passou se a chamar Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Após dois anos, com o aparecimento de novos times, a CBFA dividiu as equipes em duas divisões, a Superliga Nacional (primeira divisão) e a Liga Nacional (segunda). Em 2016 as duas se unificaram, formando um campeonato com 30 times de mais de 16 estados diferentes. Depois de cinco anos com esse formato, o campeonato voltou a ser dividido, a Liga BFA – Elite (primeira divisão) e a Liga BFA – Acesso (segunda).

As mulheres também marcam presença no esporte: desde 2014 elas disputam o Campeonato Brasileiro Feminino, mas só em 2018 o campeonato teve o apoio da CBFA.

 

A evolução do FA

Dos primórdios até hoje, o futebol americano no Brasil sofreu uma grande evolução. O ex-jogador de FA e atual treinador do Barueri Guardians, Alexandre Sagaz, acompanhou tudo isso de perto, desde a transição do flag football para futebol americano, quando os jogadores tinham que usar proteções de lona. Hoje, os times já possuem uma proteção adequada feita de policarbonato. Para Sagaz, a evolução não aconteceu somente na estrutura, mas também tecnicamente. Porém, o esporte ainda “tem uma dificuldade para se introduzir em uma monocultura onde o futebol predomina”. Além disso, para o técnico, a falta de apoio de empresas dificulta o crescimento dos times.

Para o jogador do Barueri Guardians Kadu Bonato, existe um preconceito por parte do público que enxerga o FA como porrada e pancadaria, o que dificulta ainda mais na popularização do esporte no país. Alguns clubes de futebol se inseriram no FA e formaram times, como o Corinthians Steamrollers, o Palmeiras Locomotives, o Vasco da Gama Patriotas, Flamengo F.A., o Santos Tsunami, entre outros. Sagaz disse que isso foi fundamental para a introdução do FA no Brasil e do surgimento de uma paixão do torcedor brasileiro.

A estrutura precária é um grande problema que prevalece. Apenas o Cuiabá Arsenal possui seu estádio próprio. Os demais, ou utilizam campos alugados ou cedidos pelos times de futebol. Além disso, em muitos clubes, são os jogadores que sustentam o time financeiramente, pagando uma mensalidade para arcar com os campeonatos e os treinamentos. Segundo Bonato, apenas o Atlético Mineiro não cobra mensalidade de seus atletas. “Quem joga, é muito mais por amor do que profissionalmente”, afirma o jogador do Guardians.

Mas a partir desse ano o campeonato brasileiro passou a ter mais visibilidade do que nunca. Agora, no intervalo dos jogos da NFL, a ESPN mostra lances dos grandes jogos que aconteceram na rodada do CBFA. O canal que comanda a transmissão do esporte no Brasil irá transmitir todos os jogos da fase final do campeonato deste ano. E, aos poucos, o futebol americano vai ganhando seu espaço no meio de uma cultura monopolizada pelo esporte jogado com os pés ao invés das mãos.

 

Tags:
Artigo anterior
Artigo seguinte

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet