Começa o VI Congresso brasileiro de Jornalismo Ambiental
Compartilhar
Nos dias 20, 21 e 22 de outubro o Sesc Vila Mariana irá sediar palestras com o tema “Mundo em Transição”, que envolve questões ambientais, sociais, tecnológicas e econômicas, que influenciam no exercício do jornalismo.
A abertura, que ocorre nesta terça-feira, 20, terá a presença do Prefeito Fernando Haddad, da secretária e ministra do Meio Ambiente, e será ministrada por Dal Marcondes, diretor executivo da Envolverde.
A importância desse Congresso é imensa, visto que coincide com algumas pautas urgentes como 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que irá acontecer de 30 de novembro a 11 de dezembro desse ano. Nela será debatido um novo acordo para conter o aquecimento da Terra.
Além de abordar temas como como avanços e retrocessos na legislação ambiental, mudanças climáticas, resíduos sólidos, crise de abastecimento e segurança alimentar.
Para Dal Marcondes, o Congresso também irá discutir que tipo de jornalismo deve ser feito para abordar os temas ambientais, e como leva-los para a sociedade: “os jornalistas têm que ter a capacidade de discutir esses temas e saber como fazer textos que os abordem”.
O Congresso acontece a cada dois anos e reúne profissionais do país todo, pesquisadores da área de jornalismo ambiental e ligados a organizações sociais, especialistas, governos e empresas.
Mariana Cafer (3º semestre)
Fotos: Arquivo Curso de Jornalismo ESPM-SP