CARREGANDO

O que você procura

Geral

Uso diário da bicicleta ainda é desafio na rotina de São Paulo

Compartilhar

Apesar de ostentar 241,4 km de malha cicloviária, segundo a Companhia de Engenharia e Tráfico de São Paulo (CET-SP), a cidade de São Paulo ainda enfrenta dificuldades para disseminar o uso de bicicletas como meio de transporte permanente da população. Por ainda ter uma estrutura muito focada no trânsito de automóveis, faltam conexões entre ciclovias extensas e itens infraestruturais que forneçam segurança permanente aos ciclistas.

BIKE

Espaço para todos: bicicletas e automóveis na Avenida Paulista na manhã do último dia 17. (Foto: Maria Eugênia Ferber)

Coordenador do movimento Bike Anjo, que tem como objetivo inserir a cultura do uso de bicicletas nas cidades de maneira segura, Marcos Bueno acredita que a falta de estrutura atrapalha o crescimento do número de ciclistas urbanos, já que a maioria não possui nenhuma informação de como utilizar a bicicleta como meio de transporte. “Por parte do governo e dos órgãos públicos, não vejo nenhum incentivo; são as ONGs, movimentos e coletivos voltados à mobilidade urbana e ao meio ambiente que se desdobram para inserir a bicicleta no dia-a-dia da população”, acrescenta.

Para Roberto Arneiro, empresário que usa a bike para seus compromissos pessoais e profissionais sempre que possível, a adoção deste hábito traz uma série de vantagens. “Além de ser um veículo não poluidor, melhora o condicionamento físico e promove a sociabilidade. Outro diferencial que a bicicleta oferece é a condição de o usuário poder parar praticamente dentro do estabelecimento de destino, o que não é possível com veículos motorizados”, alega.

Um bom exemplo de como transformar a bicicleta em meio de transporte cotidiano está na Holanda, que dedica atenção especial ao tema em sua política de transportes. Hoje, o país ostenta mais de  29.000 quilômetros de ciclovias, por onde circulam 18 milhões de bicicletas. O investimento ganhou força após a primeira crise do petróleo, na década de 1970, e também foi motivado pelo alto volume de acidentes com ciclistas e pedestres.

A grande vantagem da existência de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas é o acesso exclusivo para bicicletas, além de ser uma alternativa de lazer ao ar livre aliada à prática esportiva, oferecendo economia e mobilidade. A Avenida Paulista, no centro de São Paulo, abriga uma ciclofaixa de lazer, a última a ter sido inaugurada na cidade, com 5 quilômetros de extensão. Essa nova rota, aberta em dias específicos, serve principalmente de incentivo ao uso da bicicleta como meio de lazer, sem benefícios diretos a quem pretende tê-la como meio de transporte cotidiano.

Na opinião de Marcos Bueno, as ciclofaixas não estimulam o uso permanente desse meio de transporte. “Mas ela tem seu lado positivo, pois coloca o motorista da semana como ciclista nos finais de semana, e esse começa a ver como é pedalar pela cidade, tanto como benefício quanto no seu uso diário”, afirma.

Termo muito usado pelos especialistas em transporte, mobilidade  não significa apenas a melhoria estrutural dos sistemas de transporte. Há, no conceito, a ideia de minimizar os impactos sociais e ambientais causados para a cidade – incluindo poluição do ar, estresse e insegurança pública –, que afetam a qualidade de vida. Segundo Bueno, o ciclista urbano atua, nas grandes cidades, como parte da solução para a mobilidade e, também, como um incentivo à humanização do espaço público. “A bicicleta não é a solução para a mobilidade em São Paulo, mas é uma grande parte da solução.”

Segurança – O uso das ciclovias e ciclofaixas também está ligado, em muitos casos, à exposição dos adeptos à violência no trânsito, tema também crítico nas discussões sobre mobilidade urbana. No Código de Trânsito Brasileiro, são descritas as atribuições, direitos e deveres de quem recorre a este meio de transporte.

No domingo (10), um ciclista perdeu um braço após envolver-se em um acidente com um veículo na Avenida Paulista, por volta das 5h. O motorista fugiu sem prestar socorro, mas se apresentou espontaneamente à polícia algumas horas depois. O ciclista, David Santos Souza, de 21 anos, disse em depoimento à polícia que pedalava na contramão, mas dentro das delimitações da ciclofaixa. Apesar de ainda não estar ativa naquele horário, a via pareceu segura para o jovem, pois já estava separada do trânsito de veículos. Uma testemunha afirmou que o atropelador invadiu a ciclofaixa em alta velocidade.

Casos como esse sinalizam alguns riscos que o ciclista corre; no entanto, não são capazes de diminuir a frequentação dos espaços. O comerciante Fernando Ortiz, que usava a ciclofaixa da Avenida Paulista pela primeira vez uma semana após o acidente, considerou o ocorrido com David uma “fatalidade”, e confirmou que ainda vale a pena recorrer à bike. Frequentadora assídua, a arquiteta e professora Izabel Meister também argumentou que o acidente ocorrido deve “servir como aprendizado”.

Maria Eugênia Ferber (1º semestre)

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet